O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9198Resumo
O presente artigo aborda sobre a mídia, que ocupa um papel central nas relações entre os campos sociais e políticos na atualidade. Pela importância que a mídia e a política possuem para a sociedade, este estudo apresenta uma análise discursiva, de fatos discursivos da campanha eleitoral de 2010, realizada pelos dois maiores partidos concorrentes, PSDB e PT. Para tanto, verificamos, essencialmente, os efeitos de sentidos produzidos naquele contexto, as ideologias e a historicidade. Os recortes do corpus, propagandas eleitorais, nos mostraram, nos fios discursivos analisados, a teatralização que se evidencia na política midiática e que transforma a campanha eleitoral em espetáculo. Assim, constatamos que a política, e os políticos filiados a ela, se concentram em procurar ‘derrubar’ o candidato concorrente, mesmo que por meio das mais escusas acusações verbais. A mídia, portanto, retrata as ideologias distintamente, de acordo com cada suporte midiático, num jogo de interesses, que tem como propósito, supostamente, ajudar a sociedade a votar com consciência, usando magnificamente a arte da persuasão.
Palavras-chave: discurso político; ideologia; mídia.
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