A linguagem cinematográfica na constituição do sentido na obra fílmica ‘Abril Despedaçado’

Autores

  • Catichilene Gomes de Souza Escola Estadual Nova Chance, Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9135

Resumo

Busca-se neste artigo promover a análise cinética do filme Abril Despedaçado dirigida por Walter Salles. O cinema assim como qualquer outro gênero textual tem uma linguagem própria que nos permite compreender os sentidos produzidos, dessa forma, o artigo apresenta os recursos cinematográficos que compõem a Linguagem Cinematográfica. A partir desses recursos, sob a luz dos estudos de Marcel Martin, procura-se então, identificar os símbolos que contribuem para a produção/construção do sentido.

Palavras-chave: letras; gênero textual; cinema; Abril Despedaçado; linguagem cinematográfica; simbologia; Marcel Martin.

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Biografia do Autor

  • Catichilene Gomes de Souza, Escola Estadual Nova Chance, Sinop
    Graduada em LETRAS pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Nova Chance, professora monitora no FISK - Centro de Ensino e cursista da Especialização de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, UNEMAT- Sinop.

Referências

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

A linguagem cinematográfica na constituição do sentido na obra fílmica ‘Abril Despedaçado’. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 287-297. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9135