Marcas da oralidade na escrita: um estudo reflexivo das produções textuais dos alunos da 5ª. Série, da Escola Estadual Edeli Mantovani
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9170Resumo
Falar e escrever são processos diferentes que exigem condições de produção específicas para a efetivação do processo, uma vez que, geralmente, não escrevemos da maneira como falamos e vice-versa. Portanto, o presente trabalho tenta estudar a influência da oralidade na escrita e os fatores que contribuem para essa relação que o aluno faz fala com o texto produzido. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no bairro São Paulo, no município de Sinop/MT, com os alunos da 5ª série do período diurno do Ensino Fundamental nas aulas Língua Portuguesa, no ano de 2009. A coleta de dados foi através dos questionários para os alunos/professora, e redações feitas pelos alunos. Neste artigo, abordaremos somente as marcas de oralidade encontradas nas redações dos alunos. Julgamos que este trabalho permite uma reflexão acerca da importância e da necessidade do estudo da oralidade junto ao estudo da escrita na sala de aula, tendo em vista contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e crítico do educando.
Palavras-chave: letras; pesquisa; escrita; ensino; oralidade.
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