A mulher nas propagandas de cerveja: efeitos de sentido
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9146Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar propagandas de cervejas que circulam na mídia, observando as marcas de seus discursos em relação a figura feminina. A cerveja no Brasil, muitas vezes aparece associada as mulheres, tais propagandas têm como objetivo principal atingir o público masculino. Nas propagandas analisadas, as mulheres aparecem estereotipadas, vistas somente como símbolo sexual, provocando além do apelo ao consumo, desejos através dos sentidos, pois aparecem desnudas e provocantes, despertando assim a libido no público alvo. Os anúncios publicitários fazem parte do cotidiano das pessoas, são utilizados para divertir, comunicar e interagir no meio em que são expostos, por isso a grande empreitada dos publicitários é encontrar meios de despertar interesse por sua marca, tudo se resume em uma luta pela atenção do consumidor.
Palavras-chave: letras; Análise do Discurso; mulher; propagandas de cerveja.
Downloads
Referências
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. da UnB, 2001.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
______. Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006.
RODRIGUES, Raphael. Cerveja & Mulheres, essa combinação publicitária é realmente necessária? Disponível em: http://www.allbeers.com.br/2010_07_04_archive.html. Acesso em: 17 set. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.