O discurso formador na construção de imáginários da cidade de Terra Nova do Norte – MT e sua relação com o processo migratório do sul do Brasil em direção à Amazônia Legal
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9194Resumo
Neste estudo faz-se um recorte sobre o discurso que mobilizou migrantes da região Sul para o Centro-Oeste brasileiro, mais especificamente ao Norte mato-grossense. Esta pesquisa busca compreender a colonização da cidade de Terra Nova do Norte que como outras no Norte de Mato Grosso, aconteceram a partir de políticas de colonização particulares e públicas. Considera-se que as migrações rurais em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia Legal são fatos recentes que merecem o olhar de pesquisadores preocupados em compreender como ocorreu esse processo na região. O foco principal está em contribuir, com a construção sócio-histórica e ideológica dos gestos de significação do discurso, que circula entre os sujeitos e suas práticas sociais, que os tornam legítimos nos contextos da enunciação, bem como, a análise do processo histórico de ocupação na região. A partir de revisão bibliográfica com Norberto Schwantes, José Vicente Tavares dos Santos e José Renato Schaefer, que abordam o tema sobre a migração da Amazônia mato-grossense, busca-se analisar a formação imaginária dos colonos sulistas para compreender como o imaginário afeta as ações e os dizeres dos sujeitos no processo de elaboração discursiva. A abordagem se dará a partir dos sentidos que se mostram nos discursos e o seu funcionamento, através dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), defendidos por Michel Pêcheux e Eni Pucinelli Orlandi.
Palavras-chave: Análise do Discurso; formação imaginária; Amazônia Legal; Terra Nova; migrantes.
Downloads
Referências
FURLAN, Cássia Cristina; MEGID, Cristiane Maria. Língua e linguagem em movimento na sala de aula. In: LOGNINI, Carmen Zink; PFEIFFER, Claudia; LAGAZZI, Suzy (Orgs.). Discurso e Ensino: Práticas de Linguagem na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 09-18.
LOVATO, Deonice Maria C. Análise da configuração sociocultural e produtiva no espaço rural do município de Terra Nova do Norte-MT. IV Ciclo de Palestras em Ciências Sociais Aplicadas – Oportunidades e desafios nas ciências sociais aplicadas: relações interorganizacionais, trabalho e renda, Sinop, 18-22 out. 2010. 16 p. Acesso em: 22 fev. 2012. Disponível em: http://projetos.unemat-net.br/ciclodepalestrasemcsa/historico/4/01.pdf.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.
______. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
PICOLI, Fiorelo. Amazônia: do mel ao sangue. Sinop: Amazônia, 2004a.
______. Amazônia: a ilusão da Terra prometida, 2004b.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1988.
______. Análise Automática do Discurso. (AAD69). In: Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Gadet, F. e Hack, T. Tradução: B. Mariani et al. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997. p. 61- 162.
SANTOS, José Vicente Tavares dos. Matuchos: exclusão e luta – do Sul para a Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1993.
SCHAEFER, José Renato. As migrações rurais e implicações pastorais. São Paulo: Loyola, 1985.
SCHWANTES, Norberto. Uma cruz em Terra Nova. São Paulo: Scritta Oficina Editorial, 1989.
SILVA, Mariza Ganança Teixeira da. Outros Sentidos Para Os Galhos Secos. In: LOGNINI, Carmen Zink; PFEIFFER, Claudia; LAGAZZI, Suzy (Orgs.). Discurso e Ensino: Práticas de Linguagem na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 31-38.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.