O discurso formador na construção de imáginários da cidade de Terra Nova do Norte – MT e sua relação com o processo migratório do sul do Brasil em direção à Amazônia Legal

Autores

  • Cristinne Leus Tomé Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Margarida Korpalski

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9194

Resumo

Neste estudo faz-se um recorte sobre o discurso que mobilizou migrantes da região Sul para o Centro-Oeste brasileiro, mais especificamente ao Norte mato-grossense. Esta pesquisa busca compreender a colonização da cidade de Terra Nova do Norte que como outras no Norte de Mato Grosso, aconteceram a partir de políticas de colonização particulares e públicas. Considera-se que as migrações rurais em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia Legal são fatos recentes que merecem o olhar de pesquisadores preocupados em compreender como ocorreu esse processo na região. O foco principal está em contribuir, com a construção sócio-histórica e ideológica dos gestos de significação do discurso, que circula entre os sujeitos e suas práticas sociais, que os tornam legítimos nos contextos da enunciação, bem como, a análise do processo histórico de ocupação na região. A partir de revisão bibliográfica com Norberto Schwantes, José Vicente Tavares dos Santos e José Renato Schaefer, que abordam o tema sobre a migração da Amazônia mato-grossense, busca-se analisar a formação imaginária dos colonos sulistas para compreender como o imaginário afeta as ações e os dizeres dos sujeitos no processo de elaboração discursiva. A abordagem se dará a partir dos sentidos que se mostram nos discursos e o seu funcionamento, através dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), defendidos por Michel Pêcheux e Eni Pucinelli Orlandi.

Palavras-chave: Análise do Discurso; formação imaginária; Amazônia Legal; Terra Nova; migrantes.

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Biografia do Autor

Cristinne Leus Tomé, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, concursada em Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino/aprendizagem, análise de discurso.

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

Tomé, C. L., & Korpalski, M. (2012). O discurso formador na construção de imáginários da cidade de Terra Nova do Norte – MT e sua relação com o processo migratório do sul do Brasil em direção à Amazônia Legal. Eventos Pedagógicos, 3(1), 118–129. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9194

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