‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula

Autores

  • Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9189

Resumo

Este trabalho é resultado de uma análise que toma como objeto de estudo a fábula de La Fontaine, O Corvo e a Raposa. Ele objetiva analisar as atitudes e intenções de um ser que faz lisonjas a outro para conseguir o que se pretende e para isso utiliza das artimanhas da linguagem persuasiva para construir seu discurso, ao concretizar o que almeja o tapeador deixa uma lição ao ludibriado e este toma o erro como forma de ensinamento e aprende que não se deve querer ser diferente do que realmente é. O artigo em foco é uma proposta da disciplina Análise do Discurso: a linguagem no contexto social, ofertada pelo curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa da UNEMAT-Sinop. As análises estão fundamentadas na linha teórica de Eni Orlandi, Eduardo Guimarães e Tânia Pitombo de Oliveira.

Palavras-chave: letras; linguística; Análise de Discurso; discurso; lisonja; persuasão; linguagem.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

LA FONTAINE, Jean de. Fábulas de La Fontaine. Tradução Milton Amado e Eugênio Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989, 2 volumes.

______ . Fábulas de La Fontaine/Jean de La Fontaine. Tradução Caroline Kazue Ramos Furukawa. São Paulo: Madras, 2004.

OLIVEIRA, Tânia Pitombo de. Saberes da terra: a materialidade do assentamento „Gleba

Mercedes V‟ e a posição sujeito professor. In: DI RENZO, Ana, MOTTA, Ana Luiza Artiaga Rodriguês da, OLIVEIRA,Tânia Pitombo (Orgs). Linguagem, História & Memória: discurso em movimento. Campinas: Pontes, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do Silêncio no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007.

ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006.

SILVA, Mariza Vieira da. O dicionário e o processo de identificação do sujeito analfabeto. In GUMARÃES, Eduardo; ORLANDI, Eni Puccinelli. Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 261-267. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9189