‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9189Resumo
Este trabalho é resultado de uma análise que toma como objeto de estudo a fábula de La Fontaine, O Corvo e a Raposa. Ele objetiva analisar as atitudes e intenções de um ser que faz lisonjas a outro para conseguir o que se pretende e para isso utiliza das artimanhas da linguagem persuasiva para construir seu discurso, ao concretizar o que almeja o tapeador deixa uma lição ao ludibriado e este toma o erro como forma de ensinamento e aprende que não se deve querer ser diferente do que realmente é. O artigo em foco é uma proposta da disciplina Análise do Discurso: a linguagem no contexto social, ofertada pelo curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa da UNEMAT-Sinop. As análises estão fundamentadas na linha teórica de Eni Orlandi, Eduardo Guimarães e Tânia Pitombo de Oliveira.
Palavras-chave: letras; linguística; Análise de Discurso; discurso; lisonja; persuasão; linguagem.
Downloads
Referências
LA FONTAINE, Jean de. Fábulas de La Fontaine. Tradução Milton Amado e Eugênio Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989, 2 volumes.
______ . Fábulas de La Fontaine/Jean de La Fontaine. Tradução Caroline Kazue Ramos Furukawa. São Paulo: Madras, 2004.
OLIVEIRA, Tânia Pitombo de. Saberes da terra: a materialidade do assentamento „Gleba
Mercedes V‟ e a posição sujeito professor. In: DI RENZO, Ana, MOTTA, Ana Luiza Artiaga Rodriguês da, OLIVEIRA,Tânia Pitombo (Orgs). Linguagem, História & Memória: discurso em movimento. Campinas: Pontes, 2011.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do Silêncio no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007.
ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006.
SILVA, Mariza Vieira da. O dicionário e o processo de identificação do sujeito analfabeto. In GUMARÃES, Eduardo; ORLANDI, Eni Puccinelli. Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.