Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9192Resumo
Sabemos que a coesão e a coerência são elementos importantes para uma produção textual, porém, desse modo, percebe-se que esse tema é pouco abordado nas gramáticas e na maioria das vezes são trabalhadas de modo insatisfatório nos livros didáticos. Assim, é possível constatar que o modo como são utilizadas faz com que as produções textuais dos alunos sejam incoerentes, obtendo resultados insatisfatórios, pois são tratadas de modo vago e impreciso. Por este motivo, é evidente que o educando terá dificuldades no momento da produção, uma vez que não domina o assunto, fato que dificulta o processo de ensino-aprendizagem da nossa língua. A coesão e a coerência são de fundamental importância na produção textual, tanto em textos orais quanto em textos escritos. Para tanto, é necessário que haja mais interesse em estudar, refletir e ensinar sobre o assunto, assumindo uma postura que proporcione ao aluno usá-las de modo adequado, com autonomia dentro do seu contexto social, cultural, cognitivo e linguístico seja em textos formais ou informais.
Palavras-chave: letras; língua portuguesa; produção textual; artigo de opinião; coesão; coerência; Ingedore Vilaça Koch.
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Referências
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
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