Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada

Autores

  • Mariani Gracieli Dutra

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9192

Resumo

Sabemos que a coesão e a coerência são elementos importantes para uma produção textual, porém, desse modo, percebe-se que esse tema é pouco abordado nas gramáticas e na maioria das vezes são trabalhadas de modo insatisfatório nos livros didáticos. Assim, é possível constatar que o modo como são utilizadas faz com que as produções textuais dos alunos sejam incoerentes, obtendo resultados insatisfatórios, pois são tratadas de modo vago e impreciso. Por este motivo, é evidente que o educando terá dificuldades no momento da produção, uma vez que não domina o assunto, fato que dificulta o processo de ensino-aprendizagem  da nossa língua. A coesão e a coerência são de fundamental importância na produção textual, tanto em textos orais quanto em textos escritos. Para tanto, é necessário que haja mais interesse em estudar, refletir e ensinar sobre o assunto, assumindo uma postura que proporcione ao aluno usá-las de modo adequado, com autonomia dentro do seu contexto social, cultural, cognitivo e linguístico seja em textos formais ou informais.

Palavras-chave: letras; língua portuguesa; produção textual; artigo de opinião; coesão; coerência; Ingedore Vilaça Koch.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

KOCH, Ingedore G.V; Travaglia, Luiz C. Texto e Coerência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

______. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2006.

______. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 504-508. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9192

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)