A (des)construção identitária da figura feminina na música ‘Algo Por Você’ dos Engenheiros do Hawaii
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9147Resumo
A proposta deste artigo é analisar a construção (ou desconstrução) da identidade feminina feita na música Algo por você, dos Engenheiros do Hawaii. Numa breve introdução, contextualizamos sobre a influência da música em nossas vidas. Dado este fato, justificamos a escolha pela música aqui estudada, pois se trata de uma letra riquíssima de sentidos e significações. Ela tira o „véu‟, sem tal pretensão, sobre quem precisa fazer algo por quem. É um grito de guerra à busca da própria mulher pela sua identidade, a que ela acha que foi perdida pela história, e que só depende dela para recuperar. A música foi analisada sob a luz da análise de discurso, sob os conceitos de sujeito, identidade e formações discursivas.
Palavras-chave: letras; linguística; Análise de Discurso; música; figura feminina; Engenheiros do Havaí.
Downloads
Referências
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução Fabiana Komesu (Coord.). São Paulo: contexto, 2004.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GESSINGER, Humberto; DELUQUI, Fernando. Algo por você: simples coração. Rio de janeiro: BMG, 1995.
GODOI, Edileide de Souza; BARACUHY, Maria Regina. A produção social da identidade no discurso publicitário da culinária paraibana. 2008. Disponível em: http://artigoscidadi.blogspot.com/2008/07/produo-social-da-identidade-no-discurso.html. Acesso em: 20 set. 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 5.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (Orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.