Anglicismos na vida do brasileiro: crenças de profissionais da mídia
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9181Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso e a influência dos anglicismos em nossa língua. Tem como ênfase as crenças de profissionais da mídia, seja rádio, TV ou agência de publicidade, que usam muitas palavras em inglês para chamar a atenção dos consumidores, nos produtos que usamos no dia-a-dia como: gêneros alimentícios, calçados, roupas, entre outros produtos, e na linguagem que é lançada na própria mídia e interage com todas as pessoas, independente de situação socioeconômica, linguística ou cultural. Pretende-se discutir o uso de termos e expressões oriundas da Língua Inglesa utilizados em nosso idioma e as crenças dos participantes da pesquisa como formadores de opinião.
Palavras-chave: Língua Inglesa; crenças; profissionais da mídia; anglicismos.
Downloads
Referências
ALVES, J. F. A invasão cultural norte-americana. São Paulo: Moderna, 1988.
BAGNO, M. Cassandra. Fênix e outros mitos. In FARACO, C. A. (Org). Estrangeirismos: guerra em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001.
GERENTE DE JORNALISMO. Gerente de Jornalismo. depoimento. [08 mar.2008]. Entrevistadora: Vanessa dos Santos Scarranaro. Sinop MT, 2008. Gravação digital (13 min 42 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
GERENTE DE MÍDIA. Gerente de Mídia. depoimento. [13 mar. 2008]. Entrevistadora: Vanessa dos Santos Scarranaro. Sinop, MT, 2008. Gravação digital (11 min 08 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo, Parábola Editorial, 2003.
SANDMANN, A. A linguagem da propaganda. 7.ed. São Paulo: Contexto, 20
VENDEDORA DE PUBLICIDADE. Vendedora de Publicidade. depoimento. [17 mar. 2008]. Entrevistadora: Vanessa dos Santos Scarranaro. Sinop, MT, 2008. Gravação digital (19 min 38 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
VESTERGAARD, T; SCHRODER, K. A linguagem da propaganda. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
YAGUELLO, M. Não mexe com a minha língua! In BAGNO, M. Norma linguística. São Paulo: Loyola, 2001.
ZANFERRARI, C. M. O estrangeirismo no texto publicitário: efeitos de sentido. Passo Fundo: UPF Editora, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.