Ser educador na EJA: mais que um mediador no processo de superação e desafios de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9150Resumo
O presente trabalho propõe analisar e discutir o papel do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um tempo cujas transformações se processam de forma muito rápida, a educação de jovens e adultos, não poderia ficar alheia, e é chamada a fazer parte dessa evolução mundial. Sendo que, as mudanças na política educacional, por exemplo, se processaram gradativamente, mas de forma muito rápida, após a provação da Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, a chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, principalmente na última década, o estado por sua vez, também tem buscando se adequar aos interesses do Estado-Nação. Assim, o estudo das concepções de educação que orientaram a EJA em cada momento de sua trajetória facilitou a compreensão das diferentes práticas educativas e de suas intencionalidades, sendo que a interação é valorizar a concepção crítica de educação. O que se percebe, no entanto, é que através dos desafios, e das dificuldades dos profissionais que atuam na modalidade da EJA, o professor tem como trabalhar bem, e assegurar a essas pessoas um aprendizado de respeito por meio da comunicação entre professor e aluno. Fazendo com que o aprender seja algo emocionante, e ao mesmo tempo seja compreendido pelos mesmos.
Palavras-chave: Políticas educacionais; Educação de Jovens e Adultos; sala de aula; educador; educando.
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