'A Moça Tecelã' de Marina Colasanti

Autores

  • Dayana da Silva Rhoden UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9132

Resumo

No presente trabalho, estudaremos o conto A Moça Tecelã de Marina Colasanti. Mostraremos a relação que a autora se utiliza para criar uma nova vestimenta a esta narrativa. Dessa maneira analisaremos através da retomada da mitologia, mostrando a estratégia do arquétipo representando a figura da mulher e a volta ao passado para evidenciar a mulher da atualidade. Encontramos nesta narrativa elementos que retomam a mitologia, evidenciando assim a tese que os mitos e os clássicos são constantes e primordiais nos tempos atuais.

Palavras-chave: letras; Marina Colasanti; mitologia; mulher.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, Junito de Sousa. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1987.

CAMPBELL, JOSEPH. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CECCANTINI, João Luis. Leitura e Literatura infanto-juvenil: memórias de gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica - Assis ANEP, 2004.

COELHO, Novaes Nelly. O Conto de Fadas. Símbolos-Mitos-Arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.

COLASANTI, Marina. Por que nos perguntamos se existimos. In: FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. (Org.). Leitura: um cons/certo. São Paulo: Cia Editora Nacional, 2003.

DAVID, Mara Lúcia. A presença do mito na ficção de Marina Colasanti: resgate das culturas portuguesas e brasileiras. São Paulo: USP, Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da faculdade de filosofia, Letras e Ciências, Universidade do Estado de São Paulo. São Paulo, 2001.

ELIADE, Mircea. Aspectos do Mito. Edições 70, LTDA. Rio de Janeiro, s/d.

MAZUCCHI-SAES, Patrícia. Imagens míticas na publicidade. In: RAMOS, Celeste. (Org.). Mitos: perspectivas e representações. Campinas: Alínea, 2005. (Coleção mitologia e arte).

SILVA, Maria da Silva. A ficção de Marina Colasanti a releitura dos contos de fadas: os muitos fios da tessitura narrativa. São Paulo: USP/FFLCH, Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da faculdade de filosofia, Letras e Ciências, Universidade do Estado de São Paulo. São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

’A Moça Tecelã’ de Marina Colasanti. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 331-339. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)