'A Moça Tecelã' de Marina Colasanti
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9132Resumo
No presente trabalho, estudaremos o conto A Moça Tecelã de Marina Colasanti. Mostraremos a relação que a autora se utiliza para criar uma nova vestimenta a esta narrativa. Dessa maneira analisaremos através da retomada da mitologia, mostrando a estratégia do arquétipo representando a figura da mulher e a volta ao passado para evidenciar a mulher da atualidade. Encontramos nesta narrativa elementos que retomam a mitologia, evidenciando assim a tese que os mitos e os clássicos são constantes e primordiais nos tempos atuais.
Palavras-chave: letras; Marina Colasanti; mitologia; mulher.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Junito de Sousa. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1987.
CAMPBELL, JOSEPH. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CECCANTINI, João Luis. Leitura e Literatura infanto-juvenil: memórias de gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica - Assis ANEP, 2004.
COELHO, Novaes Nelly. O Conto de Fadas. Símbolos-Mitos-Arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
COLASANTI, Marina. Por que nos perguntamos se existimos. In: FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. (Org.). Leitura: um cons/certo. São Paulo: Cia Editora Nacional, 2003.
DAVID, Mara Lúcia. A presença do mito na ficção de Marina Colasanti: resgate das culturas portuguesas e brasileiras. São Paulo: USP, Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da faculdade de filosofia, Letras e Ciências, Universidade do Estado de São Paulo. São Paulo, 2001.
ELIADE, Mircea. Aspectos do Mito. Edições 70, LTDA. Rio de Janeiro, s/d.
MAZUCCHI-SAES, Patrícia. Imagens míticas na publicidade. In: RAMOS, Celeste. (Org.). Mitos: perspectivas e representações. Campinas: Alínea, 2005. (Coleção mitologia e arte).
SILVA, Maria da Silva. A ficção de Marina Colasanti a releitura dos contos de fadas: os muitos fios da tessitura narrativa. São Paulo: USP/FFLCH, Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da faculdade de filosofia, Letras e Ciências, Universidade do Estado de São Paulo. São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.