A obra ‘Dom Quixote Das Crianças’: um encontro com a literatura cômica e a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9168Resumo
A escolha do tema objetiva-se no desejo de mostrar a importância da ‘literatura Lobatiana’ no desenvolvimento cognitivo da criança e durante o processo ensino-aprendizagem. Para consolidação dessa pesquisa, foi analisado o livro Dom Quixote das Crianças, onde enfatizou-se o cômico presente na obra e a aquisição de conhecimentos adquirida durante a leitura. Pretendeu-se, também, mostrar como Lobato dialogou com propostas educacionais ainda não definidas em sua época, incluindo em seus livros teorias consideradas hoje primordiais nas instituições escolares. O estudo foi desenvolvido baseado na ideia de que a boa literatura infantil ajuda e estimula o aprendizado, o pensamento crítico, a imaginação e a criatividade quando inserida na vida das crianças desde a mais tenra idade.
Palavras-chave: letras; literatura infanto-juvenil; aprendizagem; leitura; cômico; Monteiro Lobato.Downloads
Referências
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