Construções e descobertas: fragmentação do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9157Resumo
Este estudo visa analisar e refletir, por meio de estudos bibliográficos e da teoria social de Stuart Hall, aspectos que permeiam o processo de fragmentação e construção das identidades da personagem protagonista, Nando, na obra Quarup, de Antonio Callado. Literatura publicada em 1967, durante período conturbado da sociedade brasileira e, que traz a história política do Brasil getulista como pano de fundo. No decorrer deste estudo serão abordados temas referentes à construção do herói no romance, o mapeamento da ocorrência das identidades e o processo de construção do corpo identitário de Nando.
Palavras-chave: letras; literatura; romance; teoria social; personagem; identidade; Quarup; Stuart Hall.
Downloads
Referências
CALLADO, Antonio. Quarup. 12.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.