A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido

Autores

  • Cláudia Landin Negreiros UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9195

Resumo

Ancorados nos aportes teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de vertente francesa, pretendemos mostrar, nesse artigo, efeitos de sentido presentes nas ementas das disciplinas, realizadas sob a forma de seminários especiais, do curso de Doutorado Interinstitucional em Educação – DINTER – convênio – UFRGS/UNEMAT. Esse curso constitui-se como uma prática acadêmica (pedagógica), que visa a iniciar a formação de sujeitos-pesquisadores-doutores na área. Os seminários (etapa inicial) foram ministrados por professores da Faculdade de Educação (FACED – PPGEDU – UFRGS), no primeiro semestre de 2010, em uma cidade do interior do Estado de Mato Grosso, sede de um dos campi da UNEMAT. A Análise do Discurso procura realizar uma análise na qual a materialidade discursiva, o texto, é considerada na sua opacidade; dessa forma, buscamos, por meio desse viés discursivo, trazer à tona sentidos sobre a ‘formação’ a partir do referido curso inicial do DINTER, entendendo que essa se constitui como um modo de subjetivação, apontando também para a maneira como os docentes envolvidos, por meio da participação em linhas de pesquisas, áreas temáticas dessas linhas e seminários oferecidos participam da formação da memória discursiva de cada subárea da Educação; supõe-se que as ementas apontem a esses sentidos sobre a educação que se encontram ali representados. Nossa análise é uma interpretação, realizada a partir da posição de doutoranda iniciante.

Palavras-chave: educação; Análise do Discurso; DINTER; formação de professores; efeitos de sentido.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Landin Negreiros, UNEMAT

    Graduada em Letras Português-Inglês; Graduada em Design de Interiores - Ambas as graduações pela Universidade Federal de Uberlândia MG.

    Mestre em Estudos da Linguagem pela UFMT. Professora da área de Língua Portuguesa. Lotada no Departamento de Matemática - Campus de Barra do Bugres - UNEMAT

    Doutoranda em Educação - DINTER - Convênio UNEMAT-UFGRS - Orientação: Prof.Dra. Regina Mutti

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

A educação no ementário das disciplinas do doutorado interinstitucional – DINTER: efeitos de sentido. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 63-78. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9195