A perspectiva do gênero nos estudos da masculinidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9145Resumo
A investigação deste artigo concentra-se em observar a perspectiva do gênero masculino na personagem Orlando, da obra de Virginia Woolf, escritora modernista inglesa. Na obra Orlando, passa por um processo transitório de mudança de sexo, ou seja, a narrativa começa com um jovem inglês bem nascido que após ter vivido várias paixões e crises pessoais transforma-se em mulher. Logo após essa transformação fantástica, muitas questões chamam atenção para a mudança de papel e, portanto de comportamento de gêneros, enfocando a maneira como os homens são contextualizados no meio social.
Palavras-chave: literatura inglesa; romance; personagem; gênero.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Ed. Unesp-Hucitec, 1990.
BURKE, Peter (Org.). História do corpo. In: A escrita da história. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
JAGGAR, A.; BORDO, Susan R. Gênero, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro: Record- Rosa dos tempos, 1997.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. 5.ed. São Paulo: Moderna, 1984.
STREY, Marlene Neves. Gênero. In: Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2000.
WOOLF, Virginia. Orlando. Trad. Cecília Meireles. São Paulo: Nova Fronteira, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.