A relação entre a formação do corpo docente e o ensino ofertado ao curso de letras na UNEMAT Sinop

Autores

  • Keila Rejane Warmling

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9174

Resumo

O trabalho tem como finalidade conhecer a formação do corpo docente e busca discutir as relações entre a Pós-Graduação  stricto sensu  dos docentes de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)  campus  de Sinop, e a melhoria das possibilidades de contribuição desses profissionais para o ensino da graduação na Instituição. A pesquisa, além de tecer considerações  sobre a Pós-Graduação como essencial para os docentes, leva em consideração alguns aspectos que influenciam na qualidade do ensino ofertado aos acadêmicos de graduação, tais como a readequação da matriz curricular, o concurso realizado para professores em 2006 e as atividades extracurriculares. Na elaboração deste estudo foram realizadas entrevistas com os gestores de departamento e docentes da Universidade, revisões da bibliografia sobre o tema da Pós-Graduação e do ensino superior.

Palavras-chave: letras; ensino superior; pós-graduação; qualidade da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BERALDO, Tânia M. Lima. VELOSO, Tereza C. M. Aguiar. A Educação Superior em Mato Grosso: Um Olhar Sobre a Formação Docente. 30º reunião anual da ANPED. GT 11, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br. Acesso em: 10 out. 2009.

CALIXTO, Ernângela Maria de Souza. Políticas de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio do Estado de Mato Grosso do Sul: 1999-2006. Disponível em: http://www3.ucdb.br/mestrados/arquivos/dissert/549.pdf. Acesso em: 11 nov. 2009.

GOODSON, I. A crise da mudança curricular: algumas advertências sobre as iniciativas de reestruturação. In: SILVA, L. H. (Org). Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo. Petrópolis: Vozes, 1999. p 109-126.

KETZER, Solange Medina. Revista Perspectiva URI. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. especial, p. 35-45, out. 2007.

MASSETO, Marcos Tarciso. Pós-Graduação e formação de Professores para o 3° Grau. São Paulo: Mimeo, 1994.

MANTOVANI, A. A. Antônio Aparecido Mantovani. depoimento. [24 março 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação digital. (10 min e 35 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

OLIVEIRA, T. P. Tânia Pitombo de Oliveira. depoimento. [12 maio 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação Digital. (30 min e 23 seg.) Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

ALVES, H. R. A. Henrique Roriz Aarestrup Alves. depoimento. [19 maio 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação Digital. (15 min e 24 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

SANTOS, L. A. O. Luzia Aparecida Oliva dos Santos. depoimento. [09 abril 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação Digital. (40 min e 12 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

A relação entre a formação do corpo docente e o ensino ofertado ao curso de letras na UNEMAT Sinop. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 467-476. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9174

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)