A relação entre a formação do corpo docente e o ensino ofertado ao curso de letras na UNEMAT Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9174Resumo
O trabalho tem como finalidade conhecer a formação do corpo docente e busca discutir as relações entre a Pós-Graduação stricto sensu dos docentes de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) campus de Sinop, e a melhoria das possibilidades de contribuição desses profissionais para o ensino da graduação na Instituição. A pesquisa, além de tecer considerações sobre a Pós-Graduação como essencial para os docentes, leva em consideração alguns aspectos que influenciam na qualidade do ensino ofertado aos acadêmicos de graduação, tais como a readequação da matriz curricular, o concurso realizado para professores em 2006 e as atividades extracurriculares. Na elaboração deste estudo foram realizadas entrevistas com os gestores de departamento e docentes da Universidade, revisões da bibliografia sobre o tema da Pós-Graduação e do ensino superior.
Palavras-chave: letras; ensino superior; pós-graduação; qualidade da educação.
Downloads
Referências
BERALDO, Tânia M. Lima. VELOSO, Tereza C. M. Aguiar. A Educação Superior em Mato Grosso: Um Olhar Sobre a Formação Docente. 30º reunião anual da ANPED. GT 11, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br. Acesso em: 10 out. 2009.
CALIXTO, Ernângela Maria de Souza. Políticas de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio do Estado de Mato Grosso do Sul: 1999-2006. Disponível em: http://www3.ucdb.br/mestrados/arquivos/dissert/549.pdf. Acesso em: 11 nov. 2009.
GOODSON, I. A crise da mudança curricular: algumas advertências sobre as iniciativas de reestruturação. In: SILVA, L. H. (Org). Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo. Petrópolis: Vozes, 1999. p 109-126.
KETZER, Solange Medina. Revista Perspectiva URI. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. especial, p. 35-45, out. 2007.
MASSETO, Marcos Tarciso. Pós-Graduação e formação de Professores para o 3° Grau. São Paulo: Mimeo, 1994.
MANTOVANI, A. A. Antônio Aparecido Mantovani. depoimento. [24 março 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação digital. (10 min e 35 seg.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
OLIVEIRA, T. P. Tânia Pitombo de Oliveira. depoimento. [12 maio 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação Digital. (30 min e 23 seg.) Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
ALVES, H. R. A. Henrique Roriz Aarestrup Alves. depoimento. [19 maio 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação Digital. (15 min e 24 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
SANTOS, L. A. O. Luzia Aparecida Oliva dos Santos. depoimento. [09 abril 2010]. Entrevistadora: Keila Rejane Warmling. Sinop, MT, 2010. Gravação Digital. (40 min e 12 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.