Análise publicitária da rede de lanches HABIB’S publicado na revista Veja

Autores

  • Fernanda de Souza Pedroso
  • Marcos Alves Martins Geminiano UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9185

Resumo

Propomos com esta pesquisa analisar o informe publicitário da rede de lanchonete Habib’s, que foi vinculada na revista Veja, da editora Abril edição 2213 – ano 44 – n º 16 – de 20 de abril de 2011 para evidenciar, pelo viés teórico da Análise de Discurso os conceitos ideologia, publicidade e efeitos de sentido apresentados. Nossa proposta teórica se inscreve na Análise de Discurso de linha francesa e as noções operatórias que enfatizamos foram: o sujeito e a ideologia na construção da publicidade. Procuramos identificar em nossa análise como ocorreu e como se processaram as relações ideológicas vigentes no contexto e produção.

Palavras-chave: letras; linguística. Análise do Discurso; sujeito; ideologia; efeitos de sentido; publicidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução Luiz Felipe Beata Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

MUSSALIM , Fernanda. Analise do Discurso. In: BENTES, Ana Christina. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. V. 2. São Paulo: Cortez, 2001.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.

______. A Leitura proposta e os leitores possíveis. In: ORLANDI, Eni, P. (Org.). A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.

______. Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2006.

PÊCHEUX, Michel, 1938-1983. O discurso: estrutura ou acontecimento.2.ed. Campinas: Pontes, 1997.

VEJA. São Paulo: Editora Abril, n. 2213, 20 abr. 2011.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

Análise publicitária da rede de lanches HABIB’S publicado na revista Veja. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 174-181. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9185