Concepção de leitura: um olhar a partir de uma pesquisa realizada com professores de uma escola estadual de Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9182Resumo
A presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2004. Esta escola localiza-se na periferia da cidade e funciona em turnos intermediários, atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta com um mil e trezentos alunos matriculados e o corpo docente é constituído por quarenta e oito pessoas. O propósito desta pesquisa foi evidenciar a concepção de leitura dos professores desta unidade escolar, assim como verificar como elas repercutem no trabalho em sala de aula. Enquanto escolha metodológica optou por pesquisa de campo, e mais junto à referida escola. Para precisamente, o estudo de caso atingir o objetivo foi elaborado questões sobre a temática e estas respondidas por vinte professores que atuam em áreas diversas do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de obter dados necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Com o estudo dos dados coletados foi possível evidenciar que as concepções de leitura subjazem as teorias que refletem diretamente na atividade prática dos professores e que falta embasamento teórico para os mesmos trabalharem com a leitura. A relação com a linguagem se da de forma ingênua, sem estar comprometido com os vários sentidos da leitura.
Palavras-chave: letras; concepção de leitura; professores; Eni Pulcinelli Orlandi.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BARZOTTO, Valdir Heitor. Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: A formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 27.ed. São Paulo: Cortez, 1992.
GRUPO A. Grupo A. depoimento. [mar./abri. 2004]. Entrevistadora: Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose . Sinop, MT, 2004. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
GRUPO B. Grupo B. depoimento. [mar./abri. 2004]. Entrevistadora: Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose . Sinop, MT, 2004. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
GRUPO C. Grupo C. depoimento. [mar./abri. 2004]. Entrevistadora: Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose . Sinop, MT, 2004. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
GRUPO D. Grupo D. depoimento. [mar./abri. 2004]. Entrevistadora: Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose . Sinop, MT, 2004. Questionário. Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura de mundo.São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso.
Campinas: Pontes, 1996.
______ . Análise do discurso: princípio e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
______ . A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. MÊS/SEF, 1998.
RESENDE, Vânia Maria. Leitura: mediação entre a vida e a arte. Florianópolis: UFSC, 1985.
ZILBERMAN, Regina. (Org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9 ed. São Paulo: Mercado Aberto, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.