Língua Inglesa para crianças de 4 e 5 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9160Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender as ações didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Língua Inglesa na Educação Infantil. Os resultados mostram que a ênfase das aulas é na habilidade oral e auditiva, considerando a faixa etária de 4 e 5 anos, que foram os sujeitos participantes da pesquisa, estão começando aprender as letras. O estudo foi realizado no município de Sinop, segundo semestre de 2009 e 2010.
Palavras-chave: pedagogia; linguagem; Língua Inglesa; crianças.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CRISTOVAO, Vera Lucia Lopes; GAMERO, Raquel. Brincar aprendendo ou aprender brincando? O inglês na infância. In: Trabalhos em Linguística Aplicada. 2009, vol.48, n.2,
p. 229-245.
FRAENKEL, A., HAILL, R.; ORIORDAN, S. English Language, Life & Culture. Great Britain. Cox & Wyman. Ltda, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1981.
LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How languages are learned. New York: OUP, 2003.
LÜDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Yes, nós temos bananas” ou “Paraíba não é Chicago não”. Um estudo sobre a alienação e o ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil. In: ______. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996. p.37-62.
PINTER, A. Teaching Young Learners. Oxford: OUP, 2006.
PIRES, S. S. Vantagens e desvantagens do ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo de caso. 2001. 131p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2001.
PHILLIPS, Sarah. Young Learners. Oxford: OUP, 2003.
PROFESSOR A. Professor A. depoimento. [24 jun. 2009]. Entrevistadora: Débora Wanessa Eskelsen de Sunti. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (2 min e 36 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
PROFESSORA A. Professora B. depoimento. [09 ago. 2010]. Entrevistadora: Débora Wanessa Eskelsen de Sunti. Sinop, MT, 2009. Gravação digital. (3 min e 8 seg). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e Interatividade. Santa Maria: UFSM, 2000.
SANTOS, L. I. S. Crenças acerca da inclusão de língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de
Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá. 2005.
SANTOS, L. I. S. Língua Inglesa em anos iniciais do Ensino Fundamental: fazer pedagógico e formação docente. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade
Estadual Paulista - São José do Rio Preto. 2009.
SPRADLEY, James P. Participant observation. Orlando, Flórida: Holt, 1980.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins, Fontes, 1991.
ZILLES, Ana Maria S. Ensino de línguas estrangeiras na educação infantil. Ano III, nº 2, jul/dez de 2006. Disponível em: http://www.entrelinhas.unisinos.br/index.php?e=5&s=9&a=33. Acesso em: 06 out. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.