O leitor e as armadilhas do texto nos contos: ‘O Evangelho Segundo Marcos’ de Jorge Luis Borges e ‘Via Crucis’ de Clarice Lispector

Autores

  • Marina Kione Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9177

Resumo

O presente artigo consiste em  desenvolver uma análise para identificar e interpretar o modelo de leitor, conferindo a ele um espaço de movimentação para que se estabeleça um diálogo entre os contos O Evangelho segundo Marcos de Jorge Luis Borges e Via Crucis  de Clarice Lispector. Identificaremos aqui o processo de fragmentação e construção das armadilhas  criadas pelos  narradores  no decorrer das  tramas,  acompanhando a trajetória de cada  narrador e personagens, apontado  os artifícios traiçoeiros, ciladas  do texto em que o leitor encontra, a medida que leitor e texto interagem é promovida a  cessação da assimetria entre eles, que segundo Humberto Eco, todo texto literário é aberto, pois possibilita novas visões para a realidade.

Palavras-chave: letras; literatura; leitor; conto; Umberto Eco.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Kione Schmidt

    Graduada em Letras pela Unemat-Sinop, graduanda da Pós de Linguistica Aplicada ao Ensino da Lingua Materna e Inglesa pela Unemat-Sinop, graduanda do 4º semestre de Ciências Contábeis pela Universidade de Cuiabá - Unic-Sinop.

Referências

BORGES, Jorge Luis. O Evangelho segundo Marcos. In: O Informe de Brodie. Tradução Davi Arriguci Junior. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2008.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Os Pensadores: Baruch de Espinosa - vida e obra. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Cia. Das Letras, 1994.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do discurso. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1992.

GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.

LISPECTOR, Clarice. A Via Crucis do Corpo: Conto Via Crucis. Rio de Janeiro. Rocco, 1998.

OLMOS, Ana Celília. Por que ler Borges. São Paulo: Globo, 2008. (Coleção por que ler/ coordenador Rinaldo Gama)

PINTO, Manuel da Costa. Informe de Borges: Borges os labirintos da escrita. Revista Cultura, São Paulo: Lemos Editorial, n.25, 1999.

SCHWARTZ, JORGE (Org.). Borges no Brasil. São Paulo: Editora Unesp: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

Downloads

Publicado

18-04-2012

Como Citar

O leitor e as armadilhas do texto nos contos: ‘O Evangelho Segundo Marcos’ de Jorge Luis Borges e ‘Via Crucis’ de Clarice Lispector. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 509-517. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9177