Texto literário e formação crítica do aluno

Autores

  • Joseane Silva Pinto

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9172

Resumo

A leitura como instrumento de conscientização tem grande papel social no que tange a valorização do ser pensante em toda a sua esfera de participação social e política. Esta consciência crítica desperta o ser pensante para seu papel de verdadeiro cidadão, não apenas aquele de direitos e deveres, mas um ser participante e opinante. Para Paulo Freire, vivenciar a leitura é como se estivéssemos a ler e reler o próprio mundo. O presente artigo tem como objetivo averiguar os aspectos que promovem a formação crítica do aluno por meio do texto literário, portanto, nos ateremos a leitura literária, a relação entre escola e literatura e o espaço que esta ocupa dentro da sala de aula. Traremos alguns conceitos do que é Literatura na visão de grandes teóricos como: Antonio Candido, Afrânio Coutinho e Regina Zilberman.

Palavras-chave: literatura; escola; educação; leitor; Antonio Candido.

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Referências

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ECO, Umberto. Sobre a Literatura: ensaios. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCNs. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2008.

ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Editora Ática S.A 1989.

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Publicado

18-04-2012

Como Citar

Texto literário e formação crítica do aluno. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(1), 447-454. https://doi.org/10.30681/reps.v3i1.9172