Formação continuada de professores na área da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10188Resumo
Este artigo discorre acerca da formação continuada de professores na área da educação infantil em Sinop – Mato Grosso. O objetivo foi verificar de que forma a Secretaria Municipal de Educação desenvolve as formações continuadas com os professores que atuam nesse nível. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu questionários e teve como embasamento teórico autores como Francisco Imbernón e Antônio Nóvoa. Concluiu-se que os encontros de formação fornecida pela Secretaria de Educação contribuem para o desenvolvimento do educador e os mantém atualizados para desempenharem suas funções no âmbito educacional infantil com mais competência e qualidade.
Palavras-chave: educação infantil; formação continuada; contribuição; profissionais da educação; abordagem qualitativa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998, v. 1, p.103.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. 2. ed. Brasília, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, , 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Permanente do Professorado: Novas Tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
NÓVOA, Antônio. Professores Imagens do futuro presente. Educa, Lisboa, 2009.
ROCHA, Luciana Caprice Silva Santos. Formação de professores na educação infantil. Revista Projeção e Docência. v.3, n.1, 2012.
ROCHA, Luciene Martins Ferreira; MELO, Vanessa Luiz. Formação continuada de docentes da educação infantil: iniciativas dos municípios sul-mato-grossenses. Revista de Educação, Dourados, MS, v.4, n.7, janeiro a junho 2016.
SAVIANI, Demerval. Papel do pedagogo como articulador do trabalho pedagógico na sociedade do capital. Palestra UENP Cornélio Procópio, em 8 de março de 2012. Disponível em: http://gephisnop.weebly.com/uploads/2/3/9/6/23969914/o_papel_do_pedagogo_como_articulador_do_trabalho_pedagogico_na_sociedade_do_capital.pdf
VEIGA, Georgea Suppo Prado. Formação em serviço: a construção da profissionalidade de agentes educacionais de um Centro de Educação Infantil do município de Paranaíba – MS. 2008. 222f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande: 2008.
WETH, Oldemar; SILVA, Albina Pereira de Pinho; ARAÚJO, R. A. Formação de educadores: uma discussão sobre os projetos de aprendizagem mediados pelas tecnologias. In: Albina Pereira de Pinho Silva, Marli Cichelero, Oldemar Weth. (org.). Formação de Educadores: Uma vivência com projetos de aprendizagem mediados pelas tecnologias. 01 ed.Cáceres: UNEMAT, 2012, v. 01, p. 13-34.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.