Primeiros socorros no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10182Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre a importância dos primeiros socorros na escola e foi realizada em uma escola municipal da cidade de Sinop Mato Grosso. O objetivo foi identificar as condições e as relações pedagógicas promovidas para que os professores e funcionários da área da educação estejam em condições de realizar os procedimentos de primeiros socorros. Foram utilizados referenciais bibliográficos, observações, palestra com abordagem do tema e questionário semiestruturado. Após a análise dos dados obtidos, verificou-se que o importante não é apenas ensinar ao aluno, mas cuidar de sua saúde e bem-estar.
Palavras-chave: primeiros socorros; escola; professores.
Downloads
Referências
BRASIL. Código Penal: Decreto-Lei Nº 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940.e Código de Processo Penal: Decreto-Lei Nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. 6. ed. Atualizados até 1 de abril de 2013. Porto Alegre, RS: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Artes Gráficas, 2013. Disponível Em: https://www.tjrs.jus.br/export/legislacao/estadual/doc/CP_e_CPP_2013.pdf. Acesso em: 11 Set. 2018.
CARDOSO, Telma Abdalla de Oliveira. Manual de primeiros socorros. Rio de Janeiro, RJ: Editora Ministério da Saúde, 2003.
GONÇALVES, Kênia Maria, GONÇALVES, Keyla Maria. Primeiros Socorros: em casa e na escola. São Caetano do Sul, SP: Editora Yendis, 2009.
MINOZZO, Edson Leandro, ÁVILA, Ednaildes Pereira. Escola Segura: prevenção de acidentes e primeiros socorros. Porto Alegre, RS: Editora AGEL LTDA, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.