Literatura e educação: experiências de leitura em contexto formativo para educadores/as do campo

Autores

  • Rosemar Eurico Coenga
  • Jaqueline Pasuch

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10158

Resumo

Focalizamos nossa discussão nas relações entre literatura e educação construídas em contexto formativo de professores/as atuantes em classes multisseriadas das escolas do campo. Apresentamos “Projetos Vivenciais” como possibilidade de ressignificação da experiência, pertencimento e legitimidade do vivido durante a realização de um curso de aperfeiçoamento para educadores/as do campo, ofertado em 2018 pelo Programa Escola da Terra na UFMT.

Palavras-chave: literatura; educação; projetos vivenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (Org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

_______. Linguagem e Educação depois da Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In. ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. (orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Lilian Lopes Martin. A escolarização do leitor: a didática da destruição da leitura. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In. MARTINS, Aracy Alves et al. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Coenga, R. E., & Pasuch, J. (2019). Literatura e educação: experiências de leitura em contexto formativo para educadores/as do campo. Eventos Pedagógicos, 10(1), 633–647. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10158

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)