Práticas inclusivas nas escolas do município de Sinop

Autores

  • Larissa Ribeiro Bueno

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10203

Resumo

As práticas de inclusão escolar para crianças com deficiência estão intimamente ligadas à educação especial. O objetivo foi analisar as concepções e vivências dos professores em seu cotidiano, considerando a educação inclusiva. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa e conduzida por entrevistas semiestruturadas, com professores que atuam em salas de recurso da rede municipal de Sinop, Mato Grosso. Conclui-se que a inclusão ainda apresenta-se distante da forma como a lei nº 13.146 prevê e com caminhos conflitantes. Contudo, a educação especial tem sido um alicerce necessário que tem balizado as práticas de inclusão nesse cenário de educação fragilizada que ainda persevera nas escolas.

Palavras-chave: educação inclusiva; educação especial; vivências dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. Brasília, DF: Secretaria de Educação Especial / MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 24 set 2018.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 24 set 2018.

DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MAZZOTTA, Marcos J.S Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2011.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar O que é? Por quê? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2003.

PROFESSORA I: Das concepções as práticas de inclusão [Entrevista cedida à] Larissa Ribeiro Bueno. [trabalho de Conclusão de Curso] Prática Inclusivas nas escolas do Município de Sinop Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

PROFESSORA II: Das concepções as práticas de inclusão [Entrevista cedida à] Larissa Ribeiro Bueno. [trabalho de Conclusão de Curso] Prática Inclusivas nas escolas do Município de Sinop Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

PROFESSORA III: Das concepções as práticas de inclusão [Entrevista cedida à] Larissa Ribeiro Bueno. [trabalho de Conclusão de Curso] Prática Inclusivas nas escolas do Município de Sinop Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

POKER, Rosimar Bortolini et al. Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado. São Paulo: Cultura acadêmica; Marília: Oficina Universitária, v 7, 2013.

PACHECO, José; EGGERTSDÓTTIR, Rósa; MARINÓSSON, Gretar L.Caminhos para a inclusão: Um guia para o aprimoramento da equipe docente. São Paulo: Artmed, 2006.

SILVA, José Pretto da; PANAROTTO, Janice. A Inclusão no Contexto Atual. In: XI SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. 11, 2014, Resende, RJ. Anais [...] Resende,RJ: Associação Educacional Dom Bosco, 2014. Tema: Gestão do Conhecimento para a Sociedade. Eixo temático: Gestão de Pessoa, p. 1- 17. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/9206.pdf. Acesso em: 06 nov 2018.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Bueno, L. R. (2019). Práticas inclusivas nas escolas do município de Sinop. Eventos Pedagógicos, 10(1), 350–361. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10203