Projeto Cidadania Ativa: uma experiência de aprendizagem, ação e reflexão com idosos

Autores

  • Cristiane Lima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10202

Resumo

Este artigo ressalta a atuação do pedagogo em ambientes não formais e a relação estabelecida com os idosos do Projeto Cidadania Ativa em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. A pesquisa foi qualitativa com entrevista semiestruturada, observação e rodas de conversa com idosos do projeto e uma pedagoga. O objetivo foi vivenciar o trabalho de um pedagogo em um ambiente não escolar. O corpo teórico utilizado foi Paulo Freire e Nara da Costa Rodrigues. Concluiu-se que o pedagogo pode desenvolver projetos que venham a contribuir para uma melhor qualidade de vida as pessoas da terceira idade.

Palavras-chave: pedagogia em espaços não formais; cidadania; terceira idade; abordagem qualitativa; idosos; pedagogo.

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Silva, C. L. da. (2019). Projeto Cidadania Ativa: uma experiência de aprendizagem, ação e reflexão com idosos. Eventos Pedagógicos, 10(1), 153–167. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10202