O processo educacional das mulheres negras no ensino superior: uma análise no curso de Pedagogia da UNEMAT - Câmpus de Sinop

Autores

  • Edileusa Gonzaga Margarida Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10195

Resumo

O artigo tratada trajetória das mulheres negras no Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários aplicados a acadêmicas do curso. Também foram coletados dados na Secretaria Acadêmica da instituição sobre a quantidade de cotistas nesse curso. O objetivo foi compreender os desafios para esse grupo de pessoas na formação acadêmica e permanência através de programas, projetos e políticas institucionais. Concluiu-se que, apesar da eficiência das cotas e o avanço das universidades, ainda são necessárias discussões que possam promover a inclusão racial em no meio acadêmico, principalmente em relação às mulheres negras.

Palavras-chave: ensino superior; mulheres negras; acadêmicas; abordagem qualitativa.

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Referências

ACADÊMICA A. Investigação sobre o processo educacional da mulher negra no ensino superior. [Entrevista cedida à] Edileusa Gonzaga Margarida. [Trabalho de Conclusão de Curso] O processo educacional das mulheres negras no ensino superior:uma análise no curso de Pedagogia da UNEMAT – Campus de SINOP, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

ACADÊMICA B. Investigação sobre o processo educacional da mulher negra no ensino superior. [Entrevista cedida à] Edileusa Gonzaga Margarida. [Trabalho de Conclusão de Curso] O processo educacional das mulheres negras no ensino superior:uma análise no curso de Pedagogia da UNEMAT – Campus de SINOP, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez 2018.

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Publicado

17-06-2019

Como Citar

Margarida, E. G. (2019). O processo educacional das mulheres negras no ensino superior: uma análise no curso de Pedagogia da UNEMAT - Câmpus de Sinop. Eventos Pedagógicos, 10(1), 214–227. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10195