Terra Sonâmbula: os caminhos da guerra civil de Moçambique através da obra de Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10141Resumo
Pretende-se, através deste artigo, mostrar como a literatura moçambicana, especificamente as referências que se apresentam na obra Terra Sonâmbula, do escritor Mia Couto, promove uma intersecção com a história do país, duramente marcado por uma complexa guerra civil. Para tanto, lançou-se mão de estudos bibliográficos de autores como José Luís Cabaço, bem como com uma entrevista semiestruturada com o Prof. Dr. Antonio Aparecido Mantovani, pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso. (UNEMAT/SINOP). Adentrando-se no tecido ficcional da obra concluiu-se que ela faz referências ao processo histórico do conflito que marcou profundamente o povo moçambicano.
Palavras-chave: literatura; Mia Couto; Terra Sonâmbula; Moçambique; guerra civil.
Downloads
Referências
BRAÚNA, Dércio. Nyumba-Kaya. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2014.
CABAÇO, José Luís. Moçambique. Identidade, Colonialismo e Libertação. Ed. Unesp, 2009.
COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letra, 2015.
EISA. Mapa de Moçambique. 2007. 1 imagem, color., 05 cm x 05 cm
Disponível em: <https://www.eisa.org.za/aprm/toolkitp/paises-mocambique.htm>. Acesso em: 24 set. 2018.
GOBBI, Zamboni Valéria Márcia. Relações entre ficção e história: Uma breve revisão
teórica. Itinerários, revista de literatura. Araraquara, n. 22, p. 37-57, 2004.
MANTOVANI, A. A. Antonio Aparecido Mantovani. Entrevista. [08 set. 2018]. Entrevistador: Altair Sofientini Ciecoski. Sinop, MT, 2018. Realizada por meio de postagens em endereço eletrônico. 6. f. Entrevista concedida para a realização de artigo da Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Letras, no programa de mestrado PPGLetras (Unemat/Sinop).
MUHATE, Basílio. Fotografia do primeiro discurso de Estado de Samora Machel. 1 fotografia, preto e branco, 05 cm x 05 cm. Disponível em:
<https://basiliomuhate.com/2017/06/25/%E2%80%8Bprimeiro-discurso-de-estado-proferido-por-samora-moises-machel-presidente-da-frelimo-por-ocasiao-da-sua-tomada-de-posse-como-presidente-da-republica-popular-de-mocambique/> Acesso em 28 set.2018.
NOA, Francisco. Uns e outros na literatura Moçambicana. Ensaios. São Paulo: Kapulana, 2018.
PALHARES, Carlos Vinícius Teixeira. O período Colonial e o debate em Moçambique através do conto “O Embondeiro que sonhava pássaros” de Mia Couto. In: SIMPÓSIO DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – SILALP. Unesp, 1.,2012, Assis. I Anais eletrônicos do Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Unesp, 2012. Disponível em: http://www2.assis.unesp.br/fcl/livro/anais_IV_SILALP/files/assets/basic-html/index.html#47> Acesso em: 29 set.2018.
VISENTINI, Fagundes Paulo. As Revoluções Africanas. Angola, Moçambique e Etiópia. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
WELLEK, René; WARREN, Austin. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.