Relação família e escola: o papel da família no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Camila da Silva Batista Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10170

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a relação família e escola no município de Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi identificar o papel da família no processo de aprendizagem das crianças no ensino fundamental e para este fim foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas com professoras em duas escolas. A pesquisa foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Após a análise dos dados obtidos, constatou-se que a participação da família influencia no processo de aprendizagem e que, quanto maior a participação familiar, maiores as possibilidades da criança apresentar um bom desempenho escolar.

Palavras-chave: ensino fundamental; relação família e escola; desempenho escolar; professores; abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

BARBOSA, Maria Carmem. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. In: I SEMINÁRIO NACIONAL, 2010, Belo Horizonte. Anais: currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte: [s. n.], 2010. p. 1-14. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogica-bebes-m-carmem/file. Acesso em: 26.out.2017.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Orientações Curriculares: concepções para a educação básica. Cuiabá: SEDUC-MT, 2010.

CONNEL, R. W. et al. Estabelecendo a diferença: escolas, famílias e divisão social. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PROFESSOR 1. Percepções do professor 1 sobre a relação família e escola. [Entrevista cedida à] Camila da Silva Batista. [Trabalho de Conclusão de Curso] Relação família e escola: o papel da família no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez.2018.

PROFESSOR 2. Percepções do professor 2 sobre a relação família e escola. [Entrevista cedida à] Camila da Silva Batista. [Trabalho de Conclusão de Curso] Relação família e escola: o papel da família no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez.2018.

PROFESSOR 3. Percepções do professor 3 sobre a relação família e escola. [Entrevista cedida à] Camila da Silva Batista. [Trabalho de Conclusão de Curso] Relação família e escola: o papel da família no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago/dez.2018.

SZYMANZKI, Heloisa. A relação família/escola: desafios e perspectivas. Brasília: Plano Editora, 2003.

TOMAS, Liz. Quais são algumas das diferenças entre dados primários e secundários? 2014. Disponível em: www.ehow.com.br/quais-algumas-diferencas-entre-dados-primarios-secundarios-lista_231740/. Acesso em: 02.set.2018

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Batista, C. da S. (2019). Relação família e escola: o papel da família no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 10(1), 123–138. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10170