A educação ambiental como eixo fundamental na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10192Resumo
O artigo aborda a Educação Ambiental e a Educação de Jovens e Adultos como eixos que se relacionam entre si. O objetivo da pesquisa foi analisar as percepções e as práticas de Educação Ambiental no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos e refletir de forma crítica quanto a inexistência de tais práticas ambientais nesses espaços perante a necessidade de mudanças e transformações exigidas na garantia de assegurar a preservação do meio ambiente. A pesquisa tem abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontaram que existe uma deficiência de Educação Ambiental neste contexto educacional.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos; educação ambiental; percepções e práticas.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Brasília.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia. 2004.
DUTRA, Aline Maria Trugillo Valério. Marcas e trajetórias de vida dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da EMEB- Basiliano do Carmo de Jesus. Sinop: UNEMAT, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 2012.
MOUSINHO, Patrícia. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante. 2003, p. 349.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 1° ed. São Paulo: Cortez, 1995.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 1° ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
REMPEL, Enaide Tereza. Políticas públicas ambientais e seus nexos com a educação: um estudo no município de Sinop-MT.Cuiabá: EdUFMT, 2013.
SOUZA, Laurete Maria; TRUGILLO, Edneuza Alves.; Percepção Ambiental: contextos e possibilidades no cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Revista Eventos Pedagógicos v.3, n.2, p. 152 - 160, Maio/Jul, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.