Estratégias de leitura com crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10177Resumo
O artigo traz a contação de história como recurso de leitura na educação infantil e teve como objetivo compreender as estratégias docentes da professora na arte de contar histórias. A metodologia utilizada foi à observação participativa em uma escola de educação infantil do município de Sinop. Para desenvolver a pesquisa foram utilizadas experiências de estágios e a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Foi possível identificar o quanto a ação pedagógica da professora propicia a criança o gosto pela leitura por meio da Contação de histórias.
Palavras-chave: educação infantil; literatura infantil; estratégias de leituras; contação de histórias.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2010.
COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2007.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed São Paulo, Atlas, 2008.
GOÉS, Lucia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed São Paulo: Pioneira,1991.
MEIRELES, Cecília. Problemas de Literatura Infantil. 4. ed Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
PALMEIRAS, E.M.E.I, Plano Político Pedagógico. Sinop: 2016. Disponível em: https://emeipalmeiras.blogspot.com/p/nossa-missao.html Acesso em: 25 de Nov. 2018.
SANDRONI, Laura C. e MACHADO, Luiz R. A Criança e o Livro. 4. ed São Paulo: Ática, 1998.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Apreender a Ler e a Escrever Uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias autores e textos. 4. ed Global Universitária: São Paulo,1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.