Jogos e ludicidade na aprendizagem da criança

Autores

  • Rosilene Ferreira Costa Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10185

Resumo

O artigo explana sobre as atividades pedagógicas com jogos e brincadeiras mobilizadas com crianças de 03 a 05 anos na Educação Infantil em Sinop, Mato Grosso. O objetivo foi compreender a relevância da ludicidade no desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam em uma escola de educação infantil particular. Como suporte teórico, foram utilizados autores renomados como Jean William Fritz Piaget, Henri Alexandre Wallon. Constatou-se que os jogos, os brinquedos e as brincadeiras contribuem para estimular o raciocínio lógico e o trabalho em equipe.

Palavras-chave: educação infantil; ludicidade; aprendizagem; desenvolvimento; professores; abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1974.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BROUGÉRE, Gilles. Jogo e Educação. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre:Artes Médicas, 1998.

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: IBPEX, 2006.

COSTA, Wilse Arena da.50 sugestões didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita em sala de aula. Cuiabá: Entrelinhas: EDUFMT, 2006

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil:observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. p.13- 40.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Atividades lúdicas para a educação infantil: conceitos, orientações e práticas. 1ªed.. Petrópolis: Vozes,2008

MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:Vozes,1994

PROFESSORA A. Relatos de Experiência: [Entrevista cedida à]Rosilene Ferreira Costa. [ Trabalho de Conclusão de Curso]JOGOS E LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia. Ago/dez. 2018.

PROFESSORA B. Relatos de Experiência: [Entrevista cedida à]Rosilene Ferreira Costa. [ Trabalho de Conclusão de Curso]JOGOS E LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia. Ago/dez. 2018.

PROFESSORA C. Relatos de Experiência: [Entrevista cedida à]Rosilene Ferreira Costa. [ Trabalho de Conclusão de Curso]JOGOS E LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia. Ago/dez. 2018.

PROFESSORA D. Relatos de Experiência: [Entrevista cedida à]Rosilene Ferreira Costa. [ Trabalho de Conclusão de Curso]JOGOS E LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia. Ago/dez. 2018.

RIBEIRO, Paula Simon. Jogos e brinquedos tradicionais.Petrópolis: Vozes, 1994. 56 p.

TEIXEIRA Glória, FREIRE Helena. Conflitos de Interesses. 2009, disponível em: Localização web: http://www.gestaodefraude.eu. Acesso em: 05 de junho de 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Ática, 1987.

VIGOTSKY,L.S.AFormaçãoSocialdaMente.6ªed.SãoPaulo,SP.MartinsFontes Editora LTDA,1998.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Costa, R. F. (2019). Jogos e ludicidade na aprendizagem da criança. Eventos Pedagógicos, 10(1), 439–450. https://doi.org/10.30681/reps.v10i1.10185