Educação escolar indígena e a produção de material didático específico

Autores

  • Rosângela Gomes Moreira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)
  • Alceu Zoia Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10321

Resumo

O trabalho apresenta o resultado da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação intitulada ‘Ação Saberes Indígenas na Escola: contribuições da ASIE para as comunidades Apiaká, Kayabi, Munduruku, Kaiapó e Terena- Rede UFMT/Polo de Sinop/Juara-MT’, que se propõe a compreender como as ações do projeto ASIE têm contribuído com as escolas dessas comunidades indígenas na elaboração de materiais didáticos específicos. Trazemos uma abordagem sobre interculturalidade nas escolas indígenas presentes também nos materiais didáticos, possibilitando reflexões a cerca da construção das pedagogias indígenas e pela universidade que oferece uma formação específica para esses professores.

Palavras-chave: educação escolar indígena; saberes indígenas na escola; materiais didáticos.

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Biografia do Autor

  • Rosângela Gomes Moreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Especialização em Docência na Educação Infantil e anos iniciais pela Universidade Cândido Mendes (2016) Mestre em educação na linha Educação e Diversidade pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020) Professora da educação básica Orcid.org/0000-0002-7977-6148

  • Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás(2009) e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando em diversos cursos e é professor do Programa de Pós-Graduação - PPGEDU/UNEMAT orientando na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade. Membro do Corpo Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade e dos Cadernos do CEACD. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, educação indígena e ensino. Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade no contexto da Amazônia Legal Matogrossense/UNEMAT e do grupo Didática, práticas escolares e publicações didáticas, vinculado à UFPR. Faço parte da Rede de Pesquisa ação Saberes Indígenas na Escola e da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais. Orcid.org/0000-0002-0512-9511 (Texto informado pelo autor)


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Publicado

13-04-2021

Como Citar

Educação escolar indígena e a produção de material didático específico. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(1), 240-264. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10321

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