Educação escolar indígena e a produção de material didático específico
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10321Resumo
O trabalho apresenta o resultado da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação intitulada ‘Ação Saberes Indígenas na Escola: contribuições da ASIE para as comunidades Apiaká, Kayabi, Munduruku, Kaiapó e Terena- Rede UFMT/Polo de Sinop/Juara-MT’, que se propõe a compreender como as ações do projeto ASIE têm contribuído com as escolas dessas comunidades indígenas na elaboração de materiais didáticos específicos. Trazemos uma abordagem sobre interculturalidade nas escolas indígenas presentes também nos materiais didáticos, possibilitando reflexões a cerca da construção das pedagogias indígenas e pela universidade que oferece uma formação específica para esses professores.
Palavras-chave: educação escolar indígena; saberes indígenas na escola; materiais didáticos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Adriano Eulálio; ZOIA, Alceu (org.). Mebêngõkre Kabêm: Língua do Povo do Buraco da Água. Gráfica Dados, 2018.
FERREIA, Waldinéia Antunes de Alcântara; NASCIMENTO, Ronélia do; ZOIA, Alceu (org.). Saberes Munduruku na escola: Frutas Silvestres. Midiograf Gráfica e Editora, 2018.
FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara; ZOIA, Alceu (org.). Cartilha Kawaiwete. Gráfica Dados, 2018.
FERREIRA, Waldineia Antunes de Alcântara; ZOIA, Alceu (org.). Dicionário Ilustrado Apiaká. Gráfica Dados, 2018.
FREIRE, José Ribamar Bessa. Trajetória de muitas perdas e poucos ganhos. In: Educação Escolar Indígena em Terra Brasilis - tempo de novo descobrimento. Rio de Janeiro: Ibase, 2004.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2.ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
MANDULÃO, Fausto da Silva. Educação na visão do professor indígena. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diversidade na Educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003.
MARIN, José. DASEN, Pierre R. A educação no contexto da globalização: migrações e direitos humanos. Ciências Sociais Unisinos, v.44, n.1, p.13-27, 2008. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index. php/ciencias_sociais/article/view/5262/2516>.Acesso em: 03 Mai.2019.
MELIÀ, Bartolomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.
NASCIMENTO, M. Encontros e despedidas. Disponível em:<http://letras.terra.com.br>Acesso em: 12 Set.2019.
PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro; SOUZA, Lorena Isabella Pereira (Org.). Diálogos Interculturais: Reflexões Docentes. Goiânia: Imprensa Universitária, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Relatório de atividades: Projeto Saberes Indígena na Escola - Rede UFMT. 2017, Sinop, 18 p.
ZOIA, Alceu. A questão da educação indígena na legislação brasileira e a escola indígena. In: GRANDO, Salete Beleni; PASSOS, Augusto Luiz (orgs.). O eu e o outro na escola: Contribuições para incluir a história e a cultura dos povos indígenas na escola. Cuiabá: EdoUFMT, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.