Livros escolares de história na educação indígena no território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10326Resumo
Este texto analisa formas de uso de livros didáticos de História por professores/as de escolas indígenas do território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil. Utiliza a entrevista como estratégia de produção de dados, com o objetivo de registrar o ponto de vista de professores e problematizar a relação dos livros didáticos de circulação nacional, produzidos no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com a cultura indígena daquele território. Apresenta resultados relacionados às percepções de professores/as colaboradores/as sobre a presença/ausência da temática indígena nos livros utilizados e aponta elementos da organização do ensino a partir desses livros.
Palavras-chave: livros didáticos de história; escolas em aldeias indígenas; culturas indígenas. PNLD.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: FVG, 2010.
BENITO, Agustín Escolano. El manual como texto. In.: Proposições. V. 23, N. 3, 2012.
BENITO, Agustín Escolano. Las culturas de la escuela en España: tres cortes historiográficos. In.: Proposições, v. 16. N. 1, 2005.
BOURDIEU, Pierre. A Miséria do Mundo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In.: O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
BITTENCOURT, Circe. História das populações indígenas na escola: memorias e esquecimentos. In.: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria (org.). Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
CADERNO Nova Cartografia Mapeamento Social como Instrumento de Gestão Territorial contra o Desmatamento e a Devastação: processo de capacitação de povos e comunidades tradicionais. n. 1 (jun. 2014). Manaus: UEA Edições, 2014.
CAIMI, Flávia Eloisa. História escolar e memória coletiva: como se ensina? Como se aprende? In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 65-79.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
COELHO, Mauro Cezar. Que enredo tem essa história? A colonização portuguesa na América nos livros didáticos de história. In.: ROCHA, Helenice, REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (org.). Livros didáticos de História: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
COELHO, Mauro Cezar; ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Paradoxos do protagonismo indígena na escrita escolar da História do Brasil. In.: Revista Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 464 - 488, jul./set. 2018. Acesso em 18 de dez. 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310252018464
CHOPPIN, Alain. Pasado y presente de los manuales escolares. In.: BERRIO, Julio Ruiz (ed.). La Cultura Escolar de Europa: tendências históricas emergentes. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2000, p. 107 – 141.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa. v.30 n.3 São Paulo set./dez. 2004. Acesso em 13 de nov. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000300012&lng=pt&tlng=pt
COHN, Clarice. A cultura nas escolas indígenas. In.: CUNHA, Manuela Carneiro da; CESARINO, Pedro de Niemeyer. (org.). Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
FNDE. https://www.fnde.gov.br/distribuicaosimadnet/filtroDistribuicao, acesso em junho de 2018.
GARCIA, Tânia M. F. Braga. Origens e questões da etnografia educacional no Brasil: um balanço de teses e dissertações (1981-1998). Tese (Doutorado em Educação) - FEUSP, 2001.
GARCIA, Tânia Maria F. Braga; MACIEL, E. S. Livros didáticos de História e experiência cultural dos alunos. In: Martinez, P. M.; Puche, S. M.; Fernández, A. S. (Org.). La evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias sociales. 1ed .Murcia, ES: Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de Las Ciencias Sociales, v. II, p. 43-50, 2011.
GARCIA, Tânia M. F. Braga. Cotidiano escolar, livros didáticos e formação docente. In: Selva Guimarães Fonseca; Décio Gatti Júnior. (Org.). Perspectivas do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia, MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011, v. 1, p. 359-369.
GARCIA, Tânia Maria F. Braga. Os livros didáticos na sala de aula. In: Garcia, T. M. F. B; Schmidt, M. A.; Valls, R. Didática, história e manuais escolares: contextos ibero-americanos. Ijui: Unijuí, p. 69-102, 2013.
GOIS, Diego Marinho de; GARCIA, Tânia M. F. Braga. Indigenous history and culture in Brazilian history textbooks: rules and practices. In: 15th International Conference on Research on Textbooks and Educational Media, 2020, Odense-DK. Researching Textbooks and Educational Media from Multiple Perspectives: Analysing the Texts, Studying their Use, Determining their Impact. Odense-DK: Stig Toke Gissel, 2020. v. 1. p. 1-38.
GOIS, Diego Marinho de; GARCIA, Tânia M. F. Braga. A (não) presença dos indígenas nos livros didáticos de história: análise dos saberes e usos dos livros didáticos das escolas indígenas do município de Santarém-PA - Baixo Amazonas (2000-2017). In: IARTEM - Conferência Regional para a América Latina, 2018, Bueno Aires. Memorial do IARTEM - Conferência Regional para a América Latina, 2018. p. 1-15.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no brasil hoje. Rio: LACED/Museu Nacional, 2006.
LIMA, Leandro Mahalem de. No Arapiuns, entre verdadeiros e –ranas: sobre os espaços, as lógicas, as organizações e os movimentos do político. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
MOLINA, Ana Heloisa; FERREIRA, Carlos Augusto Lima (org.). Entre Textos e Contextos: caminhos do ensino de História. Curitiba: CRV, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.