Livros escolares de história na educação indígena no território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil

Autores

  • Diego Marinho de Gois Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10326

Resumo

Este texto analisa formas de uso de livros didáticos de História por professores/as de escolas indígenas do território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil. Utiliza a entrevista como estratégia de produção de dados, com o objetivo de registrar o ponto de vista de professores e problematizar a relação dos livros didáticos de circulação nacional, produzidos no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com a cultura indígena daquele território. Apresenta resultados relacionados às percepções de professores/as colaboradores/as sobre a presença/ausência da temática indígena nos livros utilizados e aponta elementos da organização do ensino a partir desses livros.

Palavras-chave: livros didáticos de história; escolas em aldeias indígenas; culturas indígenas. PNLD.

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Biografia do Autor

  • Diego Marinho de Gois, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Diego Marinho de Gois. Mestre em História pela (UFRN) e doutorando em Educação (UFPR). Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no Instituto de Ciências da Educação, atuando no Curso de Licenciatura Plena em História. Membro do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da UFPR.

    Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dieguitogois@yahoo.com.br

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

Livros escolares de história na educação indígena no território etnoeducacional Tapajós/Arapiuns, Amazônia, Brasil. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(1), 192-218. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10326