O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro

Autores

  • Ariadne Dall'acqua Ayres Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
  • Fernanda da Rocha Brando Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10322

Resumo

A imagem criada dos indígenas segue um estereótipo muito parecido com os retratos do período colonial, inclusive no contexto escolar. Objetiva-se refletir acerca dessas representações em livros didáticos, atendendo adequadamente a Lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica, confrontada com o olhar indígena. Livros didáticos repercutem generalizações da cultura indígena – reduzindo mais de 350 etnias – a um grupo padronizado e homogêneo. Destaca-se que integrantes indígenas classificam as representações como consequência do imaginário colonial persistente no Brasil. A abordagem etnocêntrica nos livros didáticos poderia reforçar a desmistificação desses estereótipos, com a consultoria a indígenas qualificados para debater.

Palavras-chave: ensino básico; livro didático; populações indígenas; etnocentrismo; Lei 11.645/08.

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Biografia do Autor

  • Ariadne Dall'acqua Ayres, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada - Departamento de Biologia (FFCLRP/USP)
  • Fernanda da Rocha Brando, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
    Professora Associada do Departamento de Biologia - FFCLRP/USP

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

O olhar eurocêntrico no contexto escolar brasileiro. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(1), 177-191. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10322