Dinâmicas culturais na escola e a organização das experiências de ensino de uma escola do campo: jovens, livros didáticos e a especificidade

Autores

  • Edilaine Aparecida Vieira Escola de Ensino Médio Paulo Freire/ Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente- FAMA.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10324

Resumo

Discute as relações entre especificidades das escolas do campo, suas dinâmicas culturais, os livros didáticos e os jovens. Tem como objetivo analisar a presença dos livros na vida escolar, buscando evidências da existência de especificidades que justifiquem a necessidade ou não de livros produzidos especialmente para alunos, nesta condição particular. A pesquisa de abordagem etnográfica foi desenvolvida em uma escola de Assentamento. As discussões fortalecem a ideia da existência de livros comuns às escolas do campo e da região urbana, mas com a possibilidade de produções alternativas de materiais didáticos a partir da experiência social e da cultura local.

Palavras-chave: escola do campo; jovens do campo; livros didáticos.

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Biografia do Autor

Edilaine Aparecida Vieira, Escola de Ensino Médio Paulo Freire/ Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente- FAMA.

Possui graduação em Educação Física (2005). Especialista em educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Integra o Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas - NPPD/UFPR. Pesquisadora da Internacional Conference on Textbooks end Media - IARTEM. Atualmente é professora efetiva do Governo do Estado de Santa Catarina e professora da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente - FAMA. Tem experiência na área de Educação Física,Gestão Escolar e Formação de Professores.

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

Vieira, E. A. (2021). Dinâmicas culturais na escola e a organização das experiências de ensino de uma escola do campo: jovens, livros didáticos e a especificidade. Eventos Pedagógicos, 12(1), 219–239. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10324