Dinâmicas culturais na escola e a organização das experiências de ensino de uma escola do campo: jovens, livros didáticos e a especificidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10324Resumo
Discute as relações entre especificidades das escolas do campo, suas dinâmicas culturais, os livros didáticos e os jovens. Tem como objetivo analisar a presença dos livros na vida escolar, buscando evidências da existência de especificidades que justifiquem a necessidade ou não de livros produzidos especialmente para alunos, nesta condição particular. A pesquisa de abordagem etnográfica foi desenvolvida em uma escola de Assentamento. As discussões fortalecem a ideia da existência de livros comuns às escolas do campo e da região urbana, mas com a possibilidade de produções alternativas de materiais didáticos a partir da experiência social e da cultura local.
Palavras-chave: escola do campo; jovens do campo; livros didáticos.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Trad. GOUVEIA, A. J. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Orgs.). Escritos e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 39-64.
BRASIL. Resolução nº 40, de 26 de julho de 2011. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo) para as escolas do campo. Diário oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 2011.
CALDART, R. S. (Org.). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
CALDART, R. S.; SCHWAAB, B. Nossa luta é nossa escola: a educação das crianças nos acampamentos e assentamentos. Caderno de Educação, n. 13, Edição Especial. São Paulo, 2005. (Publicado originalmente em Fundep/DER e MST/RS, 1990).
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, 177-229, 1990.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000300012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 ago. 2017.
DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade Campinas, v. 28, n. 100, p.1105-1128, out. 2007.
FERNÁNDEZ, A. R. La importancia de ser llamado “libro de texto”. Hegemonía y control del currículo en el aula. Argentina: Universidad Nacional de la Patagonia Austral: Miño y Dávila editores, 2005.
FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: a sociologia do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREITAS, L. C. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, Moisey M. (org.) A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
GARCIA, T. M. F. B. Origens e questões da etnografia educacional no Brasil: um balanço de teses e dissertações (1981-1998). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
_____. O uso do livro didático em aulas de História do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: MÚLTIPLOS ENSINOS EM MÚLTIPLOS ESPAÇOS, 6, 2007, Natal. Anais... Natal: Editora da UFRN, 2007. v. 1. p. 1-11.
MST. Educação no MST: Memória documentos 1987-2015. Caderno de Educação nº 14. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
PPP, Projeto Político Pedagógico. Escola de Ensino Médio Paulo Freire. Abelardo Luz, 2018.
PPP, Projeto Político Pedagógico. Escola de Ensino Médio Paulo Freire. Abelardo Luz, 2020.
ROCKWELL, E. (coord). La escuela cotidiana. 2. reimp. México: Fondo de Cultura Económica, 1997.
_____. La dinámica cultural en la escuela. In: ALVAREZ, A. (ed.). Hacia un curriculum cultural: la vigencia de Vygotski en la educación. Madrid: Fundación Infancia y aprendizaje, 1997.
ROCKWELL, E.; EZPELETA, J. A escola: relato de um processo inacabado de construção. Currículo sem Fronteiras, v. 7, n. 2, p. 131-147, jul./dez. 2007.
SAPELLI, M. L. S.; FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. (orgs). Caminhos para transformar a Escola. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
SCHMIDT, M. A; GARCIA, T. M. F. B. Recriando histórias de Araucária. Curitiba: UFPR/ PMCGS, 2008.
TENTI FANFANI E. Una escuela para los adolescentes. Reflexiones y propuestas. Editorial Losada. Buenos Aires. 2000
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n33, jun/2001.
VIEIRA, E. A. Jovens, escolarização e livros didáticos: estudo etnográfico em uma escola de assentamento (SC). 2018. 276 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.