A supervisão educacional e as relações afetivas no contexto escolar

Autores

  • Tamini Wyzykowski Aluna do Curso de Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10319

Resumo

Este trabalho discute sobre contribuições da supervisão educacional na constituição de relações afetivas no ambiente escolar, a fim de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem e promover o desenvolvimento humano. A investigação é de natureza básica, seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa na área de Educação. O estudo foi desenvolvido a partir de análise bibliográfica. Para a sistematização de resultados, foram consultadas obras de autores que investigam sobre a afetividade e o desenvolvimento humano e alguns referenciais que tratam sobre o trabalho da supervisão educacional no contexto escolar. A discussão possibilita refletir e desenvolver compreensões sobre a importância dos processos afetivos no ambiente escolar para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. É problematizado que na escola o supervisor educacional assume o importante papel de investigar, estimular e potencializar as relações afetivas com a intencionalidade de promover a humanização de crianças e adolescentes. No âmbito do trabalho do supervisor educacional, também é destacada a pertinência deste profissional na organização de momentos de formação continuada junto ao corpo docente da escola, com o propósito de investigar a prática educativa e debater sobre questões relacionadas ao afeto e à constituição humana. O estudo sugere que o trabalho do supervisor educacional pode ser um meio potencializador nos processos de ensino e de aprendizagem, importante na construção de relações afetivas para a transformação das capacidades psíquicas humanas e na promoção da cultura. A pesquisa aponta para a necessidade de outras investigações sobre a temática, considerando a relevância do assunto para a qualidade dos processos educativos.

Palavras-chave: afetividade; aprendizagem; desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamini Wyzykowski, Aluna do Curso de Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Especialista em Supervisão Educacional (UNIASSELVI); Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (UFFS).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6234529280328460

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

Wyzykowski, T. (2021). A supervisão educacional e as relações afetivas no contexto escolar. Eventos Pedagógicos, 12(1), 175–176. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10319