A supervisão educacional e as relações afetivas no contexto escolar

Autores

  • Tamini Wyzykowski Aluna do Curso de Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10319

Resumo

Este trabalho discute sobre contribuições da supervisão educacional na constituição de relações afetivas no ambiente escolar, a fim de potencializar os processos de ensino e de aprendizagem e promover o desenvolvimento humano. A investigação é de natureza básica, seguindo a abordagem qualitativa de pesquisa na área de Educação. O estudo foi desenvolvido a partir de análise bibliográfica. Para a sistematização de resultados, foram consultadas obras de autores que investigam sobre a afetividade e o desenvolvimento humano e alguns referenciais que tratam sobre o trabalho da supervisão educacional no contexto escolar. A discussão possibilita refletir e desenvolver compreensões sobre a importância dos processos afetivos no ambiente escolar para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. É problematizado que na escola o supervisor educacional assume o importante papel de investigar, estimular e potencializar as relações afetivas com a intencionalidade de promover a humanização de crianças e adolescentes. No âmbito do trabalho do supervisor educacional, também é destacada a pertinência deste profissional na organização de momentos de formação continuada junto ao corpo docente da escola, com o propósito de investigar a prática educativa e debater sobre questões relacionadas ao afeto e à constituição humana. O estudo sugere que o trabalho do supervisor educacional pode ser um meio potencializador nos processos de ensino e de aprendizagem, importante na construção de relações afetivas para a transformação das capacidades psíquicas humanas e na promoção da cultura. A pesquisa aponta para a necessidade de outras investigações sobre a temática, considerando a relevância do assunto para a qualidade dos processos educativos.

Palavras-chave: afetividade; aprendizagem; desenvolvimento humano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamini Wyzykowski, Aluna do Curso de Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Especialista em Supervisão Educacional (UNIASSELVI); Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (UFFS).

    Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6234529280328460

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

A supervisão educacional e as relações afetivas no contexto escolar. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(1), 175-176. https://doi.org/10.30681/reps.v12i1.10319