O processo ensino/aprendizado através da educação psicomotora

Autores

  • Márcia Helena Luna Falqueto de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9819

Resumo

Este artigo objetiva discutir a importância da psicomotricidade no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos educandos. Para a realização deste estudo, foram utilizados autores que abordam o tema de desenvolvimento infantil, como Henri Wallon, e a importância da educação psicomotora, como Jean Le Boulch. Com esse estudo, compreendem-se os elementos básicos da psicomotricidade, seus usos dentro da educação e a importância dos jogos e brincadeiras no ensino básico. Concluindo que, para um desenvolvimento infantil saudável, é necessário que o processo de ensino/aprendizado seja conduzido através da educação psicomotora.

Palavras-chave: psicomotricidade; desenvolvimento infantil;  educação psicomotora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Código de Ética do Psicomotricista. Disponível em . Acesso em 03 jun. 2015.

BORGES, M. F.; RUBIO, J. de A. S. A Educação Psicomotora como instrumento no Processo de Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 4 – nº 1 – 2013.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. Manual de observação psicomotora: Significação Psiconeurológica de Fatores Psicomotores. Porto Alegre. Artmed, 1995.

FINO, C. N. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, p. 273-291, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos seis anos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______ . Educação Psicomotora: Psicocinética na Idade Escolar. Tradução: WOLF, Jeni. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

LEVIN, E. A clínica psicomotora: o corpo na linguagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

MELLO. Tágides; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância da Afetividade na Relação Professor/Aluno no Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v. 4, n. 1, 2013.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995.

PEREIRA, C. L. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 2, p. 277-286, abr./jun. 2012.

SOUSA, Dayse Campos. Psicomotricidade: integração, pais, crianças e escola. Fortaleza: Livro Técnico, 2004.

WALLON, Henri. As origens do caráter da criança. São Paulo: Difusão Européia, 1971.

______ . Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Lisboa: Moraes editora, 1979.

______. A evolução psicológica da criança. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Almeida, M. H. L. F. de. (2016). O processo ensino/aprendizado através da educação psicomotora. Eventos Pedagógicos, 7(2), 498–510. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9819