O processo ensino/aprendizado através da educação psicomotora
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9819Resumo
Este artigo objetiva discutir a importância da psicomotricidade no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos educandos. Para a realização deste estudo, foram utilizados autores que abordam o tema de desenvolvimento infantil, como Henri Wallon, e a importância da educação psicomotora, como Jean Le Boulch. Com esse estudo, compreendem-se os elementos básicos da psicomotricidade, seus usos dentro da educação e a importância dos jogos e brincadeiras no ensino básico. Concluindo que, para um desenvolvimento infantil saudável, é necessário que o processo de ensino/aprendizado seja conduzido através da educação psicomotora.
Palavras-chave: psicomotricidade; desenvolvimento infantil; educação psicomotora.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Código de Ética do Psicomotricista. Disponível em . Acesso em 03 jun. 2015.
BORGES, M. F.; RUBIO, J. de A. S. A Educação Psicomotora como instrumento no Processo de Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 4 – nº 1 – 2013.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______. Manual de observação psicomotora: Significação Psiconeurológica de Fatores Psicomotores. Porto Alegre. Artmed, 1995.
FINO, C. N. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, p. 273-291, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos seis anos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
______ . Educação Psicomotora: Psicocinética na Idade Escolar. Tradução: WOLF, Jeni. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
LEVIN, E. A clínica psicomotora: o corpo na linguagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
MELLO. Tágides; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância da Afetividade na Relação Professor/Aluno no Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v. 4, n. 1, 2013.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995.
PEREIRA, C. L. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 2, p. 277-286, abr./jun. 2012.
SOUSA, Dayse Campos. Psicomotricidade: integração, pais, crianças e escola. Fortaleza: Livro Técnico, 2004.
WALLON, Henri. As origens do caráter da criança. São Paulo: Difusão Européia, 1971.
______ . Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Lisboa: Moraes editora, 1979.
______. A evolução psicológica da criança. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.