v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI

					Visualizar v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI

Seção Apresentação: pelo professor Felipe Gustsack, da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul - RS;

Introdução: Ana Carolina Danzer, Dóris Maria Luzzardi Fiss, Bruna dos Santos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Geisiele Gomes Camargos e Ricardo Gausmann Pfitscher;

Seção Artigos: produções dos alunos da 8ª fase de Pedagogia;

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Formação de professores e desafios da escola no século XXI";

Seção Entrevista: com o professor Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, da Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.

Organizadores: Cristinne Leus Tomé, Dóris Maria Luzzardi Fiss e Ricardo Gausmann Pfitscher

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 17 de junho de 2016.

Publicado: 17-06-2016

Entrevista

Expediente

  • Expediente

    Cristinne Leus Tomé
    177-187
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9846

Apresentação

  • Formação de professores: problematizando desafios e sentidos

    Felipe Gustsack
    188-198
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9838

Introdução

  • Introdução

    Ana Carolina Danzer, Dóris Maria Luzzardi Fiss, Bruna dos Santos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Geisiele Gomes Camargos, Ricardo Gausmann Pfitscher
    199-214
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9844

Seção Artigos

  • “Agora posso ler”: elas na Educação de Jovens e Adultos

    Adriana Kelly Bandeira de Araújo
    215-228
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9823
  • O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na articulação entre a experiência na escola e o ensino da universidade

    Alcione Castro
    229-243
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9809
  • Práticas pedagógicas na educação infantil: o desenvolvimento da imaginação e a fantasia das crianças

    Ana Carolina Danzer
    244-259
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9822
  • A permanência dos jovens e aduldos em sala de aula: um estudo sobre metodologias usadas pelos professores

    Ana Paula Hartmann
    260-274
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9825
  • O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a formação do pedagogo: necessidades de novas práticas pedagógicas

    Antonia Jhonnayldy Sousa da Silva Bessa
    275-289
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9828
  • A questão da literatura e sua relação com o processo formativo acadêmico dos alunos provenientes da classe proletária

    Bruna dos Santos Evangelista
    290-301
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9831
  • O blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem de conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental

    Cicero Gomes da Silva Júnior
    302-315
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9806
  • Bullying: a violência no cotidiano da escola

    Clair Rauber
    316-329
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9813
  • O Programa Mais Educação e suas possibilidades de intensificar a jornada escolar na formação do aluno

    Cleide Aparecida Pereira Cirino
    330-344
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9816
  • Indisciplina escolar: vivências e compreensões de educandos e educadores em sala de aula

    Cleonice Nieland Danzer
    345-358
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9817
  • A música na escola e seu papel pedagógico na educação infantil

    Denise Karine da Silva
    359-370
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9810
  • As condições do trabalho do docente em uma escola pública de Sinop - Mato Grosso

    Eloider Camargo
    371-385
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9832
  • Crianças da Bolsa Família nas escolas de Sinop

    Elucimaria Alves dos Santos
    386-399
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9811
  • Analfabetismo: a privação da cidadania

    Evanilda Ribeiro Nunes
    400-414
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9815
  • Futuras pedagogas mães e trabalhadoras do curso de pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Sinop: entre o tempo ditado pelo mercado de trabalho e o tempo necessário para educar seus filhos

    Evelyn Von Heimburg
    415-425
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9839
  • A participação da família na escola

    Francisca Rogério Silva Botelho
    426-440
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9812
  • A música no desenvolvimento sócio-afetivo de crianças com Síndrome de Down na pré-escola

    Geisiele Gomes Camargos
    441-453
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9829
  • Os jogos e as brincadeiras no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 2° ano do ensino fundamental

    Karine Barcellos da Silva
    454-468
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9805
  • Adaptação de bebês na educação infantil

    Lariza Worst
    469-485
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9818
  • A importância da afetividade nas relações pedagógicas da educação infantil

    Leandra Tonsach Alexandre
    486-497
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9808
  • O processo ensino/aprendizado através da educação psicomotora

    Márcia Helena Luna Falqueto de Almeida
    498-510
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9819
  • O trabalho pedagógico para crianças pequenas na educação infantil

    Patricia Perin Costa
    511-524
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9840
  • O professor e a utilização das tecnologias no contexto escolar

    Poliana Moggi de Souza
    525-540
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9830
  • Alfabetização: percepções de práticas pedagógicas

    Raquel Ester Kaminski de Carvalho
    541-555
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9824
  • A prática pedagógica no processo de alfabetização dos alunos do 3° ano do ensino fundamental

    Rosinete de Souza
    556-567
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9807
  • O Programa Mais Educação: um olhar sobre a concepção dos alunos

    Samara Paula da Costa
    568-583
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9814
  • A importância dos pais e mestres no contexto escolar do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

    Samara Streg
    584-596
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9843
  • O uso de software no processo de ensino-aprendizagem

    Sonia Maria de Lima Marcondes
    597-607
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9826

Seção Resumos

Seção Livre

  • Dentro e fora do quadrado: heterogeneidades na sala de aula

    Álamo Pimentel
    629-650
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9797
  • Alfabetização e produção de textos: movimentos e indícios de autoria

    Alda Lusa Andrade Gomes
    651-679
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9778
  • Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes

    Aline Silva Maciel, Russel Teresinha Dutra da Rosa
    680-704
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9785
  • Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas

    Amanda Botelho Corbacho Martinez, Daiane Santil Costa
    705-722
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9786
  • “Os surdos têm medo de livros”: negação e celebração do outro no discurso docente

    Celina Nair Xavier Neta
    723-743
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9790
  • Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer

    Elisete Medianeira Tomazetti, Simone Becher Araujo Moraes
    744-758
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9779
  • Escuela y Formación de Profesores de Argentina en el Siglo XXI

    Francisco Muscará
    759-782
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9801
  • As políticas públicas educacionais: a (in)visibilidade da educação infantil indígena em Dourados - Mato Grosso do Sul

    Gislaine Azevedo da Cruz
    783-797
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9770
  • Fazer(-se) docente: processo, experiência e alteridade

    Graciela Soares, Daniela Pinto Vasconcelos
    798-821
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9777
  • Violência na escola a partir da perspectiva docente

    Jaderson Kleveston Schneider
    822-842
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9746
  • Caminhos da docência e possibilidades pedagógicas: um projeto de trabalho com animes e mangas

    Lucas Carboni Vieira
    843-864
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9788
  • Avaliação do texto infantil: descobertas e possibilidades

    Luísa Jacques Collato
    965-891
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9776
  • Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada

    Maria de Fátima Mello de Almeida, Sani de Carvalho Rutz da Silva
    892-918
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9783
  • Formação docente e experiência: possibilidades para pensar o outro e a diferença

    Neyha Guedes Dariva, Cláudia Cisiane Benetti
    919-930
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9780
  • Relato autobiográfico no Instituto Estadual Dom Diogo de Souza: os primeiros passos de um educador frente aos desafios pedagógicos atuais

    Rafael Farias Tabares
    931-942
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9782
  • Música e diversidade cultural: divergências entre ensino conservatorial e a teoria do multiculturalismo na formação do professor

    Renan Santiago, Ana Ivenicki
    943-962
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9771
  • Violência no contexto da escola

    Rildo Goulart Peres
    963-976
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9774
  • Reflexiones para la retomada de la utopia por los educadores en Brasil: Patria Educadora

    Rita de Cássia Fraga Machado
    977-993
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9739