Rousseau: a educação de Emílio nas primeiras etapas da sua vida

Autores

  • Alexandre José Krul

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9798

Resumo

A investigação elucida noções que estão no centro das considerações de Rousseau acerca da educação do infante e das estreitas relações que o autor aponta entre as experiências das primeiras etapas de sua formação física moral e toda a sua vida. Entre as afirmações importantes de Rousseau sobre o assunto, a presente investigação destaca as que seguem: a educação do infante está diretamente vinculada a sua formação moral para o exercício da autonomia e da autenticidade durante toda a sua vida; a educação deve se preocupar primeiramente com o desenvolvimento físico, depois das relações com as coisas, a fim de aperfeiçoar os sentidos e perceber as utilidades das coisas, assim o homem fortalece a si mesmo e mantém o ritmo da natureza; o acompanhamento do preceptor tem por objetivo apoiar o desenvolvimento físico e sensorial do infante, protegendo-o contra a imposição de preconceitos e de vícios sociais; o infante, antes dos 18 anos, não tem necessidade de entender e de se envolver na complexidade da vida social; o preceptor precisa dirigir as oportunidades, os objetos e os locais para um fim educativo, acompanhando cada situação para que a criança faça suas próprias experiências e elabore seus próprios conhecimentos; os homens são moldados pela educação, cuja adequação e correção deles mesmos depende.

Palavras-chave: Rousseau; educação; etapas da infância; preceptor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre José Krul

Licenciatura em Filosofia. Especialização em Gestão e Planejamento Escolar. Mestrado em Educação nas Ciências. Doutorando em Educação nas Ciências. Professor de Filosofia do Instituto Federal Farroupilha-Campus Alegrete.

Referências

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Krul, A. J. (2016). Rousseau: a educação de Emílio nas primeiras etapas da sua vida. Eventos Pedagógicos, 7(2), 608–609. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9798