Formação docente e experiência: possibilidades para pensar o outro e a diferença

Autores

  • Neyha Guedes Dariva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cláudia Cisiane Benetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9780

Resumo

A formação humana integral é o principal objetivo educacional contemporâneo. O conceito de formação é amplo e requer do sujeito inúmeras experiências escolares e não escolares. Quando falamos de formação de professores, por exemplo, não podemos deixar de incluir as experiências profissionais diversas e o dia-a-dia da sala de aula. No entanto, é na experiência, entendida como algo que pode gerar uma transformação de si, que nos propomos pensar uma possibilidade de formação docente implicada com aspectos da diferença. Assim, esse artigo busca no trabalho realizado em uma turma indígena de educação para jovens e adultos o exemplo para promover uma reflexão sobre a conexão entre experiência e formação docente na relação com o outro e a diferença.

Palavras-chave: formação; experiência; indígenas; outro; diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO. T.W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BENETTI, Cláudia Cisiane. Filosofia e Ensino: singularidade e diferença entre Lacan e Deleuze. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GALLO, Silvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.

KAFKA, Franz. Carta ao Pai. Rio de Janeiro: Companhia das Letras. 1997

KOHAN, W. O. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensino de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

RANCIÈRE. J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SCHÄFFER, Margareth. Subjetividade e enunciação. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 24, 1999.

SEVERINO, A.J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Revista Educação e Pesquisa, v.32, n.3, p. 619-634, set/dez de 2006.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Dariva, N. G., & Benetti, C. C. (2016). Formação docente e experiência: possibilidades para pensar o outro e a diferença. Eventos Pedagógicos, 7(2), 919–930. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9780