Bullying: a violência no cotidiano da escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9813Resumo
Esta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso.
Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALUNO A. Aluno A: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.
ALUNO B. Aluno B: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.
ALUNO C. Aluno C: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.
ALUNO D. Aluno D: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.
ALUNO E. Aluno E: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.
ALUNO F. Aluno F: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.
AMARAL, Ligia Assumpsão. Diferenças e Preconceitos na Escola. São Paulo: Summus, 1998.
ENGUITA, Mariano F. A Face Oculta da Escola: Educação a Trabalho na Escola no Capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FANTE, Cleo; PEDRA, Jose Augusto. Bullying Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2008.
______. Fenômeno bullyng: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus, 2005.
FERREIRA, Juliana Martins; TAVARES, Helenice Maria. Bullying no Ambiente Escolar. Revista Católica, Uberlândia, 2009.
PEREIRA, Sônia Maria de Souza. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009.
PROFESSORA A. Professora A: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.