Bullying: a violência no cotidiano da escola

Autores

  • Clair Rauber

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9813

Resumo

Esta pesquisa objetiva verificar como o bullying se manifesta no cotidiano escolar e que práticas educativas são explicitadas para combatê-lo. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário realizado com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 11 anos, sua professora e o diretor da escola. Constatou-se que o bullying leva à discriminação, humilhação e exclusão, causando muito sofrimento e problemas emocionais, físicos, mentais, sociais e educacionais. A escola pesquisada desenvolve projeto de combate a esse fenômeno obtendo um ambiente mais harmonioso.

Palavras-chave: ensino fundamental; bullying; problemas sócio-educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

REFERÊNCIAS

ALUNO A. Aluno A: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.

ALUNO B. Aluno B: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.

ALUNO C. Aluno C: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.

ALUNO D. Aluno D: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.

ALUNO E. Aluno E: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.

ALUNO F. Aluno F: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.

AMARAL, Ligia Assumpsão. Diferenças e Preconceitos na Escola. São Paulo: Summus, 1998.

ENGUITA, Mariano F. A Face Oculta da Escola: Educação a Trabalho na Escola no Capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

FANTE, Cleo; PEDRA, Jose Augusto. Bullying Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2008.

______. Fenômeno bullyng: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus, 2005.

FERREIRA, Juliana Martins; TAVARES, Helenice Maria. Bullying no Ambiente Escolar. Revista Católica, Uberlândia, 2009.

PEREIRA, Sônia Maria de Souza. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009.

PROFESSORA A. Professora A: questionário. [2015] Entrevistadora: Clair Rauber. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Bullying e violência no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Bullying: a violência no cotidiano da escola. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(2), 316-329. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9813