A permanência dos jovens e aduldos em sala de aula: um estudo sobre metodologias usadas pelos professores

Autores

  • Ana Paula Hartmann

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9825

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar quais as metodologias usadas para que os alunos da Educação de Jovens e Adultos sintam-se motivados para continuar estudando. A pesquisa ocorreu no ano de 2015 no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’ana da Silva Freire, na cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como marco teórico Paulo Freire. As observações e entrevistas foram os meios encontrados para estudar as metodologias utilizadas pelos professores neste espaço. Conclui-se que os professores têm o objetivo de levar aos alunos um material que compreende a realidade vivida, proporcionando a permanência dos educandos em sala de aula.

Palavras-chave: educação; educação de jovens e adultos; permanência em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL, MEC. LDB 4 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Lei Federal n°. 9394/96).

FREIRE. Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: ed Cortez, 1991.

FREIRE. Leitura do Mundo Leitura da palavra. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987

GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.

GUIMARÃES. Valter Soares. Formação e Profissão Docente: cenários e propostas. Goiânia: ed da PUC Goiás, 2009.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:

Um estudo da Ceja Sinop.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:

Um estudo da Ceja Sinop.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 4f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:

Um estudo da Ceja Sinop.

PROFESSORA D. Professora D: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:

Um estudo da Ceja Sinop.

PROFESSORA E. Professora E: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:

Um estudo da Ceja Sinop.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Hartmann, A. P. (2016). A permanência dos jovens e aduldos em sala de aula: um estudo sobre metodologias usadas pelos professores. Eventos Pedagógicos, 7(2), 260–274. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9825