A permanência dos jovens e aduldos em sala de aula: um estudo sobre metodologias usadas pelos professores
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9825Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar quais as metodologias usadas para que os alunos da Educação de Jovens e Adultos sintam-se motivados para continuar estudando. A pesquisa ocorreu no ano de 2015 no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’ana da Silva Freire, na cidade de Sinop, Mato Grosso e teve como marco teórico Paulo Freire. As observações e entrevistas foram os meios encontrados para estudar as metodologias utilizadas pelos professores neste espaço. Conclui-se que os professores têm o objetivo de levar aos alunos um material que compreende a realidade vivida, proporcionando a permanência dos educandos em sala de aula.
Palavras-chave: educação; educação de jovens e adultos; permanência em sala de aula.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL, MEC. LDB 4 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Lei Federal n°. 9394/96).
FREIRE. Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: ed Cortez, 1991.
FREIRE. Leitura do Mundo Leitura da palavra. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987
GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
GUIMARÃES. Valter Soares. Formação e Profissão Docente: cenários e propostas. Goiânia: ed da PUC Goiás, 2009.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:
Um estudo da Ceja Sinop.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 2f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:
Um estudo da Ceja Sinop.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 4f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:
Um estudo da Ceja Sinop.
PROFESSORA D. Professora D: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:
Um estudo da Ceja Sinop.
PROFESSORA E. Professora E: depoimento. [2015] Entrevistadora: Ana Paula Hartmann. Sinop, MT, 2015. 3f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre A EJA e a permanência dos Jovens e Adultos:
Um estudo da Ceja Sinop.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.