Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes

Autores

  • Aline Silva Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Russel Teresinha Dutra da Rosa Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Projetos de pesquisa em formação de professores de Biologia, produção de materiais didáticos e divulgação científica.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9785

Resumo

Este estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia.

Palavras-chave: identidade docente; formação de professores de biologia; estágio docente; diário; análise de discurso.

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Biografia do Autor

Aline Silva Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Russel Teresinha Dutra da Rosa, Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Projetos de pesquisa em formação de professores de Biologia, produção de materiais didáticos e divulgação científica.

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Educação, Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS.

Projetos de pesquisa em formação de professores de Biologia, produçãode materiais didáticos e divulgação científica.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Maciel, A. S., & Rosa, R. T. D. da. (2016). Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes. Eventos Pedagógicos, 7(2), 680–704. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9785