Caminhos da docência e possibilidades pedagógicas: um projeto de trabalho com animes e mangas

Autores

  • Lucas Carboni Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Licenciando em Pedagogia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9788

Resumo

Dialogando com Fernando Hernández, Boaventura de Souza Santos e Mônica Lima de Faria este trabalho busca refletir acerca de possibilidades didáticas na sala de aula. O projeto promoveu o encontro dos conhecimentos escolares com o anime Naruto, de Masashi Kishimoto, sendo desenvolvido com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, em escola estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Buscou-se percorrer caminhos que aproximassem esta animação da ciência, criar vínculos entre a vida das crianças e o conhecimento escolar. Esta experiência permitiu perceber que é possível tensionar a gramática curricular através de abordagens didáticas diferentes das tradicionais.

Palavras-chave: prática de ensino; didática; currículo; formação de professores; ensino fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Carboni Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Licenciando em Pedagogia
    Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Análise de Discurso (GPEAD), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, e é bolsista de Iniciação Científica vinculado ao projeto "Formação de Professores, Tecnologias de Informação e Comunicação e Autoria. Tem publicação na revista Contrapontos (UNIVALI), classificada como B1 no Qualis/Capes. Foi selecionado pelo Programa Santander Luso-Universidades e frequentou a Universidade do Porto (Porto/Portugal) durante o primeiro semestre de 2014. Realizou três bolsas de monitoria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e compõe, pelo terceiro ano (de 2012 a 2015), a gestão do Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (DAFE). Participou da organização da 34ª e 36ª Semana Acadêmica da Pedagogia (2013 e 2015), participou da composição de mesas e apresentou trabalho de pesquisa realizado em disciplina da graduação. Trabalhou no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/CAPES-UFRS), na sistemática de docência compartilhada, atuando com turmas de Ensino Fundamental, abordando a temática da Educação Patrimonial. Realiza trabalho voluntário em espaço não-escolar com crianças de 9 à 18 anos na área de desenvolvimento cultural.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Caminhos da docência e possibilidades pedagógicas: um projeto de trabalho com animes e mangas. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(2), 843-864. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9788