Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas

Autores

  • Amanda Botelho Corbacho Martinez
  • Daiane Santil Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9786

Resumo

Este artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica.

Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiane Santil Costa
    Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação pela UFBA. É professora da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED).

Referências

AINSCOW, M. O que significa inclusão? Entrevista. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees_a.php?t=002 Acesso em: 05.fev.2013

BAPTISTA, R. C. Inclusão em diálogo: algumas questões que insistem. In: BRASIL.

Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Ensaios pedagógicos. Brasília:

MEC/SEE, 2006, p.229-232 Acesso em 03 jun 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ensaiospedagogicos2006.pdf

BEYER, H. O. Aspectos orgânicos, sociais e pedagógicos da Síndrome de Down: focando o déficit ou o potencial? In: GOMES, Mário (Org). Construindo as trilhas para a inclusão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009,p. 246-254.

CARVALHO, R. E. A escola inclusiva como a que remove barreiras para a aprendizagem e para a participação de todos. In: GOMES, Mário (Org). Construindo as trilhas para a inclusão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009, p.36-50.

COSTA, D. S. A mediação de professores na aprendizagem da língua

escrita de alunos com Síndrome de Down. 181f. Dissertação (Mestrado) –

Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

COLL, C.; PALÁCIOS, J. & MARCHESI, Á. Desenvolvimento psicológico e educação – Necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, v.3.

FONSECA-JANES, C. A percepção dos estudantes do curso de pedagogia sobre educação inclusiva. FAEEBA- Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.16.n.27, p.89-96, jan/jun., 2007.

JESUS, D. M.; EFFGEN, A. P. S. Formação docente e práticas pedagógicas: conexos, possibilidades e tensões. In: O professor e a Educação Inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

JESUS, D. M.; VIEIRA, A. B. Formação de profissionais da educação e inclusão escolar: conexões possíveis. In: MAGALHAES, Rita de Cássia B. P. (Org). Educação Inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Liber Livro, 2001,p. 135-155.

MARTINEZ, A. B. C. Ensino de ortografia e Sistema Braille: um estudo de caso. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2011.

MARTINS, L. de A. R., Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: O professor e a Educação Inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

MIRANDA, T. G. As múltiplas dimensões da formação docente para uma escola inclusiva: uma reflexão a partir da perspectiva cultural. Revista Entreideias, Salvador, v. 4, n. 1, p. 13-34, jan./jun. 2015

RAIÇA, D. [et. al.]. Dez questões sobre a educação inclusiva da pessoa com deficiência mental. São Paulo: Avercamp, 2006.

SACRISTÁN, J. G. Contextos de determinação da prática profissional. In: NÓVOA, A. (Org.) Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1999.

SOUZA, D. T. R. de, Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, p. 477-492, set./dez. 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(2), 705-722. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9786