Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas

Autores

  • Amanda Botelho Corbacho Martinez
  • Daiane Santil Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9786

Resumo

Este artigo objetiva tecer reflexões sobre as concepções de professores acerca da formação docente, considerando o ensino inclusivo em escolas regulares. A partir dos resultados de duas pesquisas de mestrado, pretende-se abordar parte das discussões desses estudos dando destaque à formação na visão de professores de escolas localizadas em Salvador. Este texto traz uma breve discussão sobre a formação docente e os desafios no ensino inclusivo, apresenta a metodologia e analisa os relatos de professores sobre a formação e a inclusão escolar. Os resultados apontam a necessidade de deslocamento do olhar centrado apenas no fazer do professor para as questões de outras ordens que atravessam a prática pedagógica.

Palavras-chave: inclusão escolar; formação docente; prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Daiane Santil Costa

Pedagoga, mestre e doutoranda em Educação pela UFBA. É professora da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED).

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Martinez, A. B. C., & Costa, D. S. (2016). Concepções de professores sobre a formação docente na perspectiva inclusiva: breves relatos de pesquisas. Eventos Pedagógicos, 7(2), 705–722. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9786