Música e diversidade cultural: divergências entre ensino conservatorial e a teoria do multiculturalismo na formação do professor

Autores

  • Renan Santiago PPGE-UFRJ
  • Ana Ivenicki PPGE-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9771

Resumo

Este artigo, embasado nos Estudos Culturais e na teoria do multiculturalismo, tem como objetivo mostrar a urgência da existência de um pensamento multicultural na formação de professores de Música para a educação básica no Brasil, a partir da realidade gerada pela promulgação da Lei 11.769/2008, que institui o conteúdo “Música” como um componente curricular obrigatório para a educação básica. Partindo do fato de que uma quantidade significativa das universidades que oferecem o curso de Licenciatura em Música está baseada no ensino conservatorial, este texto se torna relevante por levantar uma série de reflexões sobre como tal ensino pode afetar a formação do professor de Música que atuará com os desafios que a multiculturalidade encontrada nas salas de aulas impõe. Portanto, se faz necessário, não apenas leis e políticas curriculares que favoreçam a diversidade, mas também um repensar no próprio caráter tradicionalista presente em grande parte de nossas faculdades de Música.

Palavras-chave: formação de professores; multiculturalismo; educação musical.

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Biografia do Autor

Renan Santiago, PPGE-UFRJ

Mestrando em Educação na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário e licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Música no Núcleo Sociocultural Semente do Amanhã.  Atualmente, escreve sua dissertação de Mestrado sobre multiculturalismo na formação de professores de Música.

Ana Ivenicki, PPGE-UFRJ

PhD em Educação pela University of Glasgow. Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais bem como livros publicados/organizados, e vários trabalhos em anais de eventos. Tem sido Palestrante/Conferencista convidada em diversas instituições. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional. É pesquisadora 1A do CNPq.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Santiago, R., & Ivenicki, A. (2016). Música e diversidade cultural: divergências entre ensino conservatorial e a teoria do multiculturalismo na formação do professor. Eventos Pedagógicos, 7(2), 943–962. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9771