O blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem de conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9806Resumo
Este estudo analisa a utilização do blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem de conhecimentos escolares dos alunos da rede pública do ensino fundamental. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. A investigação foi realizada através de análises de blogs e questionários com quatro alunos e dois professores dos 4º e 5° anos de duas escolas de educação básica de Sinop – Mato Grosso. Notou-se que o uso dos blogs contribuem positivamente para o processo da leitura e escrita dos alunos. No entanto, o uso dessa tecnologia deve ser orientado e acompanhado pelos professores e/ou adultos responsáveis.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; blogs; estudo de caso.
Downloads
Referências
ALUNO 1. Aluno 1: questionário. [2015] Entrevistador: Cicero Gomes da Silva Júnior. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O uso da TIC na modalidade blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem e conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental.
ALUNO 2. Aluno 2: questionário. [2015] Entrevistador: Cicero Gomes da Silva Júnior. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O uso da TIC na modalidade blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem e conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental.
ALUNO 3. Aluno 3: questionário. [2015] Entrevistador: Cicero Gomes da Silva Júnior. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O uso da TIC na modalidade blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem e conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental.
ALUNO 4. Aluno 4: questionário. [2015] Entrevistador: Cicero Gomes da Silva Júnior. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O uso da TIC na modalidade blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem e conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental.
BITENCOURT, Jossiane Boyen. O que são blogs? Disponível em http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogs_conceitos.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2014.
COSTA, Geisa Borges da. A escrita no ambiente digital e suas implicações para o ensino de língua portuguesa. Revista Philologus, Rio de Janeiro , n. 53. 2012. Disponivel em: <http://www.filologia.org.br/revista/_53/01.pdf>. Acesso: 13 de set. 2015.
MARTINAZZO, Celso José. Ambientes virtuais: enfatizando a autonomia e a aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2014.
MORAN, José Manoel; MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Papirus, Campinas: 2004.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, n. 23, p. 54-63, Dez. 2003. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/hipertexto_cooperativo.pdf>. Acesso em: 16 out. 2015.
PROFESSOR 1. Professor 1: questionário. [2015] Entrevistador: Cicero Gomes da Silva Júnior. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O uso da TIC na modalidade blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem e conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental.
PROFESSOR 2. Professor 2: questionário. [2015] Entrevistador: Cicero Gomes da Silva Júnior. Sinop, MT, 2015. 2f. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre O uso da TIC na modalidade blog como ferramenta potencializadora de aprendizagem e conhecimentos escolares com alunos do ensino fundamental.
REIS, Andreia Rezende Garcia; MAGALHÃES, Tânia Guedes. Leitura e escrita: desafios para a escola pública da atualidade. 2013. Disponível em: <http://www.ufjf.br/fale/files/2010/06/2013-Leitura-e-escrita-desafios-para-a-escola-p%C3%BAblica-da-atualidade.pdf.> Acesso em: 13 set. 2015.
SCHONS, Mariane Maria; VALENTINI Carla Beatris. Movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita: um estudo de caso de uma criança do ensino fundamental. IX ANPEDSUL, Seminário de pesquisa em educação da região Sul, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/pa per/viewFile/3289/943.> Acesso em: 19 jun. 2014.
SILVA, Vanessa Lacerda da. O uso do computador como instrumento de leitura para aquisição do conhecimento: um estudo de caso. Disponível em: <http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro05/LTAA05_a03.pdf>. Acesso em: 25 out. 2015.
ZAGO, Gabriela da Silva. Dos blogs aos microblogs: aspectos históricos, formatos e características. História da Mídia Digital, VI Congresso Nacional de História da Mídia, Niterói, RJ, Mai. 2008. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/zago-gabriela-dos-blogs-aos-microblogs.pdf>. Acesso em: 15 maio 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.