Formação de professores: problematizando desafios e sentidos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9838Downloads
Referências
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. (Coleção Humanitas).
CHEMAMA, R. Dicionário de Psicanálise Larousse. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FONTOURA, M. H. Fico ou vou-me embora? In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Ed., 2000. p. 171-197.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes Necessários á Prática Educativa. 1996. Disponível em: < http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf>. Acesso em: Maio. 2016.
GATTI, Bernadete. O que se percebe é que a questão da docência é sempre relegada como se fosse algo menor. Entrevista. Cadernoscenpec. São Paulo, v.4, n.2, p.248-275; dez. 2014.
GIROUX, H. e McLAREN, P. Formação do professor como uma contra-esfera pública: a pedagogia radical como forma de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 125-154.
HAMELINE, D. O educador e a acção sensata. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1999. p. 35-62.
HERNÁNDEZ, F. A importância de saber como os docentes aprendem. Revista Pátio, n. 4, 1998. p. 9-13.
LACAN, J. Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. (Coleção O Campo Freudiano no Brasil).
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução Alfredo Veiga-Neto. Porto Alegre: Contrabando, 1998.
LÓPEZ, Maximiliano. Filosofía com Niños y jóvenes: la comunidad de indagación a partir de los conceptos de acontecimiento y experiência trágica. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2008.
McLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. São Paulo: Bertrand Brasil, 2002.
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1999. p. 13-34.
______. Os professores e as histórias de suas vidas. Vidas de professores. Porto: Porto Ed., 2000. p. 11-30.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.