Fazer(-se) docente: processo, experiência e alteridade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9777Resumo
A reflexão trata da temática identidades docentes que, por meio de entrevistas estruturadas, buscou o diálogo com cinquenta e quatro docentes da Educação Básica do Rio Grande do Sul. A metodologia de análise de conteúdo temática categorial, proposta por Laurence Bardin, possibilitou estudarmos as concepções sobre a constituição das identidades docentes que circulam no universo escolar e suas práticas nos seus mais variados espaços/tempos. Com ajuda de nosso recorte teórico, percebemos a multiplicidade de fatores envolvidos no fazer(-se) docente, imbuídos nas falas de nossos entrevistados. Ao fim da análise, refletimos sobre a nossa própria constituição de professores e os fatores que englobam o fazer(-se) docente, considerando os saberes experienciais advindos da jornada acadêmica, da prática docente, e do exercício de alteridade entre professor-aluno, base da construção da identidade docente.
Palavras-chave: identidades docentes; análise de conteúdo; fazer(-se) docente; multiplicidade.
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