Fazer(-se) docente: processo, experiência e alteridade

Autores

  • Graciela Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Pinto Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9777

Resumo

A reflexão trata da temática identidades docentes que, por meio de entrevistas estruturadas, buscou o diálogo com cinquenta e quatro docentes da Educação Básica do Rio Grande do Sul. A metodologia de análise de conteúdo temática categorial, proposta por Laurence Bardin, possibilitou estudarmos as concepções sobre a constituição das identidades docentes que circulam no universo escolar e suas práticas nos seus mais variados espaços/tempos. Com ajuda de nosso recorte teórico, percebemos a multiplicidade de fatores envolvidos no fazer(-se) docente, imbuídos nas falas de nossos entrevistados. Ao fim da análise, refletimos sobre a nossa própria constituição de professores e os fatores que englobam o fazer(-se) docente, considerando os saberes experienciais advindos da jornada acadêmica, da prática docente, e do exercício de alteridade entre professor-aluno, base da construção da identidade docente.

Palavras-chave: identidades docentes; análise de conteúdo; fazer(-se) docente; multiplicidade.

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Biografia do Autor

Graciela Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista de Iniciação Científica no programa BIC-UFRGS e PIBIC-CNPQ.

Daniela Pinto Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licencianda do nono semestre do curso de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

17-06-2016

Como Citar

Soares, G., & Vasconcelos, D. P. (2016). Fazer(-se) docente: processo, experiência e alteridade. Eventos Pedagógicos, 7(2), 798–821. https://doi.org/10.30681/reps.v7i2.9777